Chapecó | 10.05.2019 | 17h20 Tecnologia

WhatsApp anuncia em quais celulares o app deixará de funcionar em 2020

Todo ano rola aquela preocupação para quem já tem um celular velhinho e está postergando a troca do aparelho: será que o WhatsApp continuará funcionando no meu Smartphone ? Pois o aplicativo divulgou na noite da última quarta (8) em quais modelos parará de funcionar a partir do próximo ano.

Assim como ocorreu em 2018, o serviço de mensagens faz o aviso com alguns meses de antecedência para que o usuário se prepare e não seja pego desprevenido com um dos principais aplicativos parando de funcionar.

O WhatsApp anunciou que será possível utilizar o app em celulares com as seguintes plataformas até algumas datas específicas:

-Todos os sistemas operacionais Windows Phone: até 31 de dezembro de 2019
-Android 2.3.7: até 1º de fevereiro de 2020
-iOS 7: até 1º de fevereiro de 2020

O principal destaque do anúncio é o fim do suporte a todas as versões do Windows Phone, que já foi descontinuado pela própria Microsoft. Se você gostava do aparelho e continua usando um, é definitivamente a hora de trocar.

Além disso, é bom você olhar qual versão seu celular Android está rodando, já que o WhatsApp passará a funcionar só em sistemas após a versão 2.3.7. Para checar qual o sistema operacional do seu Android, basta entrar nas Configurações, depois Sobre o Telefone e então Informações do Software - o caminho pode variar dependendo do modelo.

Usuários do iPhone também devem ficar atentos, já que o WhatsApp deixará de funcionar em aparelhos que rodam o iOS 7. Isso afeta usuários que utilizam o iPhone 4 e anteriores - ou modelos posteriores que não tiveram o sistema atualizado. O iOS 8 foi lançado em 2014. Você pode checar o seu sistema em Ajustes, depois Geral e então Sobre. O sistema aparecerá em "Versão".

O WhatsApp explica que elimina sistemas operacionais antigos porque eles deixam de ter a capacidade necessária para ampliar recursos do aplicativo no futuro.

Foto: Getty Images

Fonte: UOL