Florianópolis | 28.01.2019 | 21h51 Geral

Veterinária de SC leva medicamentos para animais resgatados em Brumadinho

Veterinária de Florianópolis, Kátia Chubaci viaja a Minas Gerais para levar medicamentos aos animais domésticos e silvestres resgatados na lama de rejeitos da barragem que rompeu no Córrego do Feijão, em Brumadinho, na última sexta-feira (25). Ela conseguiu doações de distribuidoras de remédios veterinários da região e a companhia aérea não lhe cobrou o despacho dos 300 kg de medicamentos.

Segundo Katia, muitos profissionais da área já estão no local. A Vale, empresa responsável pela barragem, está com cerca de 20 médicos veterinários trabalhando no local. A médica veterinária Amélia de Oliveira está coordenando ações com voluntários em Belo Horizonte e em Brumadinho.

Clínicas da Capital mineira receberão os animais de pequeno porte vítimas do desastre. Um hospital de campanha e uma fazenda de refúgio para os animais estão sendo providenciados.

Na manhã desta segunda-feira (28), voluntários resgataram um cão que estava preso no mar de rejeitos de minério de ferro.

A catarinense foi chamada por Amélia para levar os medicamentos que reuniu e, se preciso, ficará na cidade para auxiliar nos trabalhos de resgate e tratamento. Ela embarca para Brumadinho na quarta-feira (30) com a ONG Brigada Animal.

— O contato com o pessoal de lá está difícil, ainda não soube quantos animais são. Então estou levando os medicamentos básicos, anestésicos. Se não forem necessários, serão doados para clínicas voluntárias.

Foto: André Ávila / Agencia RBS /Divulgação

Fonte: NSC total