Florianópolis | 29.10.2019 | 16h49 Agronegócio

Ventos fortes derrubam árvores, destelham casas e causam prejuízos em SC

Ventos fortes provocaram quedas de árvores, destelhamentos e outros estragos na Grande Florianópolis e no Sul do estado na tarde desta terça-feira (29). Até a última atualização desta notícia, a Defesa Civil estadual contabilizava os danos.

Em Florianópolis, uma árvore caiu perto do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade. Em Coqueiros, no Continente, um outdoor caiu em cima de carros.

Em São José, o vento destelhou casas no bairro Fazendo Santo Antônio. A moradora Bruna Bianca Kraus relatou que sentiu medo enquanto estava com o bebê em casa durante o fenômeno. "Todo o telhado sumiu. Eu estava fazendo um vídeo do vento e parei em seguida por causa do barulho. Perdi alçapão do teto e caiu muita sujeira de telha em casa. Estava com meu bebê em casa sozinha e me escondi. A minha vizinha, que é minha cunhada, veio me ajudar. Durou uns 10 minutos. Muito rápido, mas muito intenso", relatou.

A Defesa Civil Municipal de São José informou que havia cinco ocorrências de destelhamento em andamento até a última atualização desta notícia. Um dos casos que mais chamou a atenção foi o Centro Multiuso, que fica na Avenida Beira-Mar da cidade. A arena foi reformada neste ano e os ventos levaram parte das calhas e telhas. Já na rua Wilson de Mezes, no bairro Campinas, um outdoor caiu e atingiu a fiação elétrica. O estacionamento do camelódromo de São José também foi danificado com os ventos.

Nesta terça, o vento também causou estragos no Rio Grande do Sul.

Previsão
A Epagri/Ciram, órgão que monita as condições meteorológicas do estado, publicou aviso sobre pancadas de chuva forte com raios, risco de temporais com granizo e ventos com rajadas de mais de 60 km/h. Os fenômenos estão previstos para a tarde e noite desta terça e quarta (30).

Fonte: G1 Santa Catarina