Campos Novos | 07.06.2018 | 13h14 Bombeiros

Três pessoas são encontradas inconscientes após passarem a noite usando fogo em um tambor para se aquecer

Por volta das 08h15min, da manhã desta quinta-feira (07), as equipes de socorro do Corpo de Bombeiros e SAMU de Campos Novos, deslocaram até o distrito de Bela Vista, interior do município, onde 3 pessoas estavam em um ambiente fechado e inconscientes no local.

Foi constatado pelos socorristas intoxicação por Monóxido de Carbono. Ainda segundo o relato do Sargento Joanir da Silva, Chefe de Socorro dos Bombeiros, a intoxicação ocorreu durante a noite quando as vítimas buscando uma alternativa para se aquecer acenderam um fogo em um tambor e foram dormir. Pela manhã seus amigos deram falta dos 3, foram até o alojamento que fica em um contêiner projetado e encontraram os 3 quase inconscientes, chamaram enfermeira do ESF Posto de Saúde Lurdes Bertelli para que prestasse os primeiros socorros até a chegada do socorro e juntamente com os colegas de trabalho ventilaram ambiente.

Após atendimento já no local pelos socorristas e os 3 voltaram a consciência e foram conduzidos para atendimento médico no hospital Dr. José Athanásio pelo SAMU, onde um senhor de iniciais J.T de 51 anos estado mais delicado e outras duas vítimas de iniciais J.C.G de 27 anos, G.G.R. de 43 foram conduzidos para atendimento pelos Bombeiros até o hospital.

Dicas de Segurança repassadas pelos Bombeiros

O fato de pessoas permanecerem em locais hermeticamente fechados durante o frio é um dos fatores que levam à intoxicação por esses gases. Há no ambiente uma substituição do oxigênio pelo gás eliminado pela lareira. O que ocorre é a inversão do domínio do ar. A pessoa dorme e nem tem a percepção de que está sendo intoxicada, quanto menor e mais fechado o ambiente, maior o risco de intoxicação. Recomenda deixar uma saída aberta no cômodo, como uma janela aberta, para que o CO (Monóxido de Carbono), não fique preso no ambiente.

O monóxido de carbono não tem cheiro, nem gosto, mas é letal. Quando aspirado, ocorre a substituição de elementos respiráveis nas hemoglobinas do sangue, como o oxigênio e o hidrogênio, pelo gás nocivo, levando a vítima à asfixia. Inicialmente, os sintomas mais comuns apresentados por pessoas intoxicadas são irritação nos olhos, dor de cabeça, náuseas, vômitos e tonturas. Quando a quantidade de toxinas no sangue aumenta, a pessoa perde a consciência, o que pode levá-la facilmente à morte, já que ela irá continuar respirando incessantemente o gás. Porém, a velocidade com que isso pode acontecer depende da concentração do CO no ar.

Recomendação

Em um processo de intoxicação por gases como o CO, o procedimento é oferecer imediatamente oxigênio à vítima. Caso ainda não haja atendimento médico, é primordial levá-la a um local aberto e arejado, longe da fonte do monóxido de carbono, ou abrir uma saída de ar no local em que ela esteja. Se a vítima não estiver respirando, a ressuscitação cardiopulmonar é necessária.

Foto: Corpo de Bombeiros Campos Novos / Divulgação

Fonte: RADIO SIMPATIA FM