Chapecó | 14.09.2020 | 18h18 Saúde

Testes da vacina de Oxford contra Covid-19 são retomados no Brasil

Nesta segunda-feira (14), são retomados no Brasil os testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oxford em parceria com o laboratório sueco AstraZeneca.

A testagem da vacina, que já está na última fase, foi suspensa na última terça-feira (8) em todo o mundo, após uma voluntária ter uma reação de efeito adverso. Entretanto, os pesquisadores informaram que o quadro de saúde da paciente não tem relação de causa e efeito entre a vacina e os sintomas demonstrados na paciente.

O governo britânico e o laboratório enviaram à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informações sobre o caso da voluntária no sábado (12), antes de liberarem a volta dos testes no Brasil.

A Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca não divulgaram publicamente os detalhes do caso, devido ao termo de confidencialidade dos voluntários. Segundo a Anvisa, no Brasil não houve nenhum sintoma adverso grave em pacientes durante a testagem.

Cerca de 4,6 mil voluntários já receberam as doses na vacina no Brasil. Se a eficácia do imunizante for comprovada, mais de 70 milhões de doses serão compradas pelo país.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP

Fonte: ISTOÉ