Florianópolis | 06.06.2019 | 13h02 Política

Senado aprova projeto de catarinense que antecipa feriados para as segundas-feiras

Passou pelo Senado Federal nesta terça-feira (4) o projeto do senador Dario Berger (MDB-SC) que antecipa os feriados de meio de semana para as segundas-feiras. A proposta foi aprovada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte e agora segue para análise da Câmara dos Deputados. A relatoria do texto foi do também catarinense Jorginho Mello (PR-SC).

Segundo a proposta, os feriados nacionais que caírem entre terça-feira e sexta-feira podem ser adiantados para a segunda. O projeto prevê que alguns feriados não sofreriam alterações, como o Natal, o Sete de Setembro e o Carnaval.

No espaço destinado à opinião do público no site do Senado, a proposta teve 476 votos favoráveis e 388 contrários. Em sua justificativa, Dario diz que "optou-se pela antecipação da comemoração dos feriados nas segundas-feiras pelo fato de que seu eventual adiamento para as sextas-feiras prejudicaria sobremaneira o comércio aos sábados, comprovadamente o melhor dia de vendas para os comerciantes em geral".

O objetivo central, afirma, "é minimizar os danos ao funcionamento das empresas, ao emprego dos trabalhadores e à arrecadação dos Governos de todos os níveis da federação, causados pelo excessivo número de feriados, circunstância que leva à drástica redução dos dias úteis destinados à produção e à comercialização de bens e serviços".

Fonte: NSC total