Chapecó | 06.04.2018 | 08h40 Saúde

Secretaria de Saúde solicita que a população atualize o cadastro do SUS

Os chapecoenses precisam atualizar seu cadastro no Sistema Único de Saúde. Para isso é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, com documentos pessoais e comprovante de endereço para atualizar o cadastro. Nenhum chapecoense ficará sem atendimento ou acesso à saúde, mas precisará atualizar o cadastro para conseguir o atendimento. Em caso de urgência ou emergência, em serviços como SAMU, Unidade de Pronto Atendimento – UPA e Pronto Atendimento da Efapi também é necessário esse cartão.

O Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde - SUS é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do SUS ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessário o cadastro para emissão do cartão aos usuários e a construção de um banco de dados para diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde. Para que esse sistema tenha eficácia, a atualização dos dados deve ser constante. Todos os chapecoenses precisam fazer essa atualização, mesmo quem não usa o sistema público de saúde. O cartão será necessário também no sistema privado e, além disso, diversas ações vinculadas aos serviços públicos, como ações de vigilância, recolhimento de lixo, fiscalização de produtos nos mercados e comércios em geral, vacinação na rede pública, consultas, cirurgias e exames dentro e fora do município são contabilizadas através do número de cadastros do município.

Os documentos necessários para fazer o cadastro ou atualizá-lo são os pessoais e comprovante de residência. Para verificar as informações repassadas pelos usuários, todas as pessoas e residências receberão a visita dos Agentes Comunitários de Saúde. A importância do cadastro é para que a Secretaria de Saúde possa conhecer a população, ter dados reais sobre o público atendido. O SUS também trocou e modernizou o sistema, e com isso, novas informações foram incluídas no cadastro dos pacientes. Além disso, a intenção é unificar e agrupar informações para que o paciente tenha todos os seus dados, consultas e exames unificados em um único cadastro.

Fonte: PREFEITURA DE CHAPECÓ