Chapecó | 07.06.2019 | 15h55 Geral

SC está entre os dez Estados com dívida igual ou superior a 70% da receita líquida

O governo federal levantou quais os Estados têm dívida igual ou superior a 70% da receita corrente líquida, apurada em 2017, e percentual de idosos na população igual ou maior do que 10%. São dez, entre elas Santa Catarina. Os outros Estados são Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Todos devem ser incluídos na reforma previdenciária.

Pirataria

Secretário da Fazenda, Paulo Eli, viajou a Brasília, a convite do ministro da Justiça, Sérgio Moro. Participou nesta quarta-feira (05), do 2º Encontro Nacional de Combate à Pirataria e Crimes Correlatos no Palácio da Justiça. O novo governo vem incrementando ações conjuntas com os Estados para combate à entrada ilegal de armas e drogas, especialmente nas áreas de fronteira com outros países da América do Sul.

Berger Vice

No decorrer da reunião com a bancada estadual do MDB, o novo presidente do Diretório Regional, deputado federal Celso Maldaner, anunciou que vai convidar o senador Dário Berger para se o novo 1º vice-presidente da Executiva Estadual. A bancada indicou o deputado Fernando Krelling, de Joinville, para a Secretaria Geral, a deputada Ada de Luca para 3ª vice-presidência e o deputado Volnei Weber para tesoureiro.

Família política

Celso Maldaner, novo presidente do MDB, é irmão do ex-senador e ex-governador Casildo Maldaner, presidente de honra do partido há mais de 10 anos. Casildo foi o presidente-executivo também durante uma década. Seu irmão Ricardo Maldaner foi reeleito prefeito de Modelo, no Oeste. E a cunhada, esposa de Celso, foi reconduzida prefeita de Maravilha, a terra dos Maldaner.

Voto certo

Senado Federal está dando boas lições de responsabilidade, decisões ágeis e produtividade. Aprovou a Medida Provisória que fixa novas regras para combate direto à fraudes no recebimento de pensões e aposentadorias. Os senadores Esperidião Amin, Dário Berger e Jorginho Mello votaram a favor. Renan Calheiros – sempre ele – e os petistas votaram contra. Para variar.

​Consultas

Passagem do deputado estadual Vicente Caropreso por Brasília gerou muitas informações e especulações políticas. Descontente dentro do PSDB, estaria examinando outras alternativas. Conversou com os senadores Álvaro Dias, presidente nacional do Podemos, Jorginho Mello, presidente do PR-SC, e com o senador Esperidião Amin, do PP. Nada tem decidido, pelas incertezas do cenário politico. E há outro problema: não há janela para mudança de partido.

Inflação

A inflação registrou pequena oscilação de 0,42% no mês de maio. Dado positivo, com queda em relação a abril que atingiu 0,96%, de acordo com pesquisa mensal sobre preços ao consumidor da Esag.

Congresso

Marcado para o período de 12 a 15 de junho, o 1º Congresso Nacional do Contestado vai ser realizado no Salão de Eventos da CDL de Caçador. Iniciativa da Universidade do Contestado.

Celesc

Seminários Regionais com os empregados da Celesc serão realizados em junho e julho pelo conselheiro Leandro Nunes. Precede o Seminário Estadual.

Fonte: NSC total