Chapecó | 13.04.2018 | 16h30 Esportes

Quatro jogos abrem a Série B 2018 nesta sexta

Vai começar a temporada 2018 do Campeonato Brasileiro Série B! A briga pelo acesso à Série A se inicia nesta sexta-feira (13). São quatro vagas e 20 times na disputa. A taça é uma só e vai coroar a melhor campanha rumo à elite do futebol brasileiro. Durante as 38 rodadas, há também quem lute para permanecer na divisão.

A Série B é disputada no formato de pontos corridos desde 2006, e vem se aperfeiçoando com o passar dos anos. As novidades para a atual edição, definidas durante o Conselho Técnico, ficam a cargo do regulamento. A janela de transferências será aberta na data de 20 de junho, fechando no mesmo dia do mês seguinte. Enquanto o prazo limite para inscrição de jogadores no campeonato será 10 de setembro. Assim como em 2017, serão 40 atletas por clube. Outra decisão mantida durante o encontro foi a proibição de mandar jogos fora do estado de origem.

Os campeões na era dos pontos corridos: Atlético-MG, Coritiba (x2), Corinthians, Vasco da Gama, Portuguesa, Goiás, Palmeiras, Joinville, Botafogo, Atlético-GO e América-MG.

Série B 2017

Na temporada passada, o equilíbrio que marca a competição foi visto mais uma vez e a decisão do título ficou para a última rodada. No fim, com 73 pontos conquistados, o América-MG sagrou-se campeão. Além do time mineiro, Internacional, Ceará e Paraná garantiram uma vaga na Série A. Por outro lado, Luverdense, Santa Cruz, ABC e Náutico sofreram o rebaixamento para a Série C.

Quem subiu da Série C 2017

CSA: na Série D em 2016, o time alagoano vem aparecendo cada vez mais no cenário do futebol brasileiro. Ano passado, além de conquistar mais um acesso, dessa vez para a Série B 2018, o Azulão chegou ao seu primeiro título nacional ao vencer a Série C.

Fortaleza: desde 2010 jogando a Série C, a equipe cearense enfim garantiu o acesso à Série B na temporada passada com um vice-campeonato.

Sampaio Corrêa: depois de uma passagem rápida pela Série C, o Bolívia Querida retoma o seu lugar no Campeonato Brasileiro Série B. A última participação do clube na competição foi em 2016.

São Bento: Após 35 anos, o time paulista está de volta à Série B para sua terceira participação na competição.

Quem desceu da Série A 2017​

Avaí: com a 18ª colocação na Série A do ano passado, o clube catarinense volta a disputar a Série B. Assim como fez em 2016, o Leão vai em busca de um novo acesso.

Atlético-GO: campeão da Série B em 2016, o Dragão vai disputar a competição mais uma vez, depois de terminar na lanterna da Série A de 2017.

Ponte Preta: jogando a Série A desde 2015, a equipe paulista terminou a edição do ano passado na 19ª posição e agora está de volta à Série B.

Coritiba: desde 2011 na elite do futebol brasileiro, o Coxa foi campeão da Série B em 2010 e 2007 e vai disputar a competição mais uma vez na atual temporada após terminar a Série A de 2017 no 17º lugar.

Fonte: CBF