Ipira | 25.03.2018 | 18h49 Meio Ambiente

Produtor de peixes prevê prejuízo de até R$ 300 mil devido à falta de energia elétrica

O produtor de peixes Orlei Ostjen, de Linha Capelinha (Ipira), estima um prejuízo de até R$ 300 mil na sua produção de tilápias. Sua propriedade ficou mais de 14 horas sem luz, após um temporal com ventos fortes derrubar uma árvore em cima dos fios de alta tensão e desligar a chave. A luz caiu por volta das 23h e até as 15h de domingo, ainda não havia sido restabelecida.

Muitos peixes dos sete açudes de Ostjen, que possuem uma fundura de cerca de quatro metros, acabaram morrendo. “Os peixes têm entre 900 e 950 gramas. O que vocês estão vendo são os primeiros que morreram. Até amanhã o açude vai ficar branco”, relatou o produtor. O produtor previa entregar 40 toneladas de tilápia entre o final do mês de abril e início de maio.

A família fez 14 ligações para a Celesc, mas sempre obteve a mesma resposta. “A resposta é que eles estavam cientes do problema e iriam resolver. Os vizinhos também ligaram. Tentei inclusive contato com a ouvidoria, mas sem sucesso”, disse. Todos os protocolos foram anotados e os SMS estão registrados no celular.

Recentemente, o Legislativo de Ipira, onde Ostjen é vereador, e também a Câmara de Piratuba, enviaram um documento para a Celesc solicitando um plantão permanente para as duas cidades. Ostjen registrou um boletim de ocorrência.

Outros prejuízos

Os vizinhos estão ajudando uns aos outros para tirar o leite, de forma a evitar mais prejuízos. Walter Gehradt, vizinho de Oltjen, também estava preocupado com a situação. “Isso é um descaso com a nossa comunidade. Somos em cerca de 12 produtores nesta parte da Linha Capelinha. O problema do mato por cima da rede já derrubou a rede outras vezes”, contou Gehradt.

Fonte: Magronada