Maravilha | 06.03.2019 | 21h45 Meio Ambiente

Polícia Ambiental flagra dejetos de suínos em Rio de Maravilha

O 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (PMA) flagrou na tarde desta terça-feira, dia 5, uma cena de contaminação de curso hídrico por meio de dejetos de suínos na Linha Araçá, interior de Maravilha.

Por volta das 14h00, a guarnição de São Miguel do Oeste atendeu ocorrência de contaminação do Rio Araçá, localizado na Linha de mesmo nome, no interior do município de Maravilha. Após constatar a presença de rejeitos no Rio, os policiais militares ambientais com o auxílio da guarnição da Polícia Militar de Maravilha realizaram diligencias e conseguiram identificar a propriedade de origem da contaminação. Constatou-se que o proprietário estava realizando a adubação orgânica através da dispersão de esterco suíno na lavoura. No entanto houve o rompimento da tubulação fazendo com que os rejeitos atingissem um riacho afluente do Rio Araçá.

Diante da constatação da irregularidade, a guarnição da PMA lavrou Auto de Infração Ambiental, no valor de R$ 2 mil, bem como realizou a suspensão da atividade irregular. O autor irá responder administrativamente e criminalmente pelos possíveis danos causados ao meio ambiente.

Para que possamos manter nossos rios com capacidade de produção de água para as necessidades básicas, é fundamental tomarmos os devidos cuidados necessários quanto a realização de atividades que possam a vir causar possíveis danos ambientais. Afinal a água é um bem de todos. - esclarece a Polícia Militar Ambiental.

Fonte: POLÍCIA MILITAR