Capanema | 13.03.2019 | 08h40 Polícia

PF apreende mais de 300 pássaros em criadouro clandestino em Capanema

Policiais federais, em parceria com fiscais do ICMBio e policiais da Força Nacional, encontraram um criadouro clandestino que abrigava mais de 300 aves na área rural de Capanema, no sudoeste do Paraná.

Segundo os policiais, os pássaros mantidos no local - o maior já flagrado na região – apresentavam sinais de maus-tratos e alguns estavam mortos. A maioria é de espécies exóticas, algumas ameaçadas de extinção.

Ao perceber a chegada dos agentes, o dono da propriedade rural, um homem de 53 anos, abandonou o local, supostamente usado para a criação de aves vendidas para compradores de Santa Catarina.

Durante a operação, na tarde desta segunda-feira, dia 11, foram apreendidas ainda cerca de 60 gaiolas e armadilhas para a captura de pássaros.

A propriedade foi multada em R$ 45 mil, além de ser autuada por falta de condições adequadas do criadouro. O responsável deve responder pelos crimes de maus-tratos e tráfico de animais.

Entre os pássaros mantidos no local estavam espécies de trinca ferro, pintassilgos, cardeais e azulões.

As aves foram recolhidas e levadas para o zoológico da faculdade veterinária da Unisep, em Dois Vizinhos, também no sudoeste.

Foto: PF/Divulgação

Fonte: G1 Santa Catarina