Chapecó | 09.10.2020 | 23h23 Geral

Observar animais fofos faz bem para a saúde, confirma estudo

Quem nunca viu um cachorrinho fofo pela rua e abriu um sorriso? Ou observou pequenos patinhos caminhando, seja em fotos ou ao vivo, e se sentiu melhor? A sensação de bem estar provocada por essas imagens adoráveis não são falsas: elas existem e fazem bem a saúde. Quem afirma isso é uma recente pesquisa feita por cientistas da Universidade de Leeds, na Inglaterra. De acordo com o estudo, ver imagens de animais fofinhos tem um impacto positivo no nosso corpo.

O estudo foi feito em parceria com a Tourism Western Australia, uma espécie de Secretaria do Turismo da Austrália ocidental, e teve como objetivo avaliar os impactos fisiológicos e psicológicos dos animais em seres humanos. A equipe reuniu 19 pessoas para assistir vídeos curtos e ver fotos de um monte de animais bonitinhos. Entre eles, o “sorridente” quokka, uma espécie de marsupial chamada de “o animal mais feliz do mundo”.

Após a apresentação dos slides, percebeu-se que 15 dos 19 participantes apresentaram uma pressão arterial mais baixa do que a aferida antes da exibição e também uma redução de frequência cardíaca. O grupo também passou por uma avaliação de níveis de ansiedade que comprovaram uma redução de quase 50% no nível de estresse após a contemplação dos bichinhos.

Segundo a pesquisadora Andrea Utley, que esteve à frente do estudo, as imagens atraíram os participantes, mas foram os vídeos curtos que realmente relaxaram os participantes. Ela acredita que a proximidade física com esses animais traria resultados ainda melhores.

Redação Hypeness

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP

Fonte: MSN Notícias