Chapecó | 15.02.2019 | 08h44 Saúde

Número de casos confirmados de dengue em SC sobe para 11 em 2019

O número de casos confirmados de dengue em Santa Catarina este ano subiu para 11, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) divulgado na tarde desta quinta-feira (14). Até 9 de fevereiro, oito pessoas contraíram a doença dentro do território catarinense e as demais, em outros estados. Não há registro de casos de vírus da zika ou febre de chikungunya.

As pessoas que foram infectadas no estado são moradoras das cidades de Itajaí, Florianópolis e das vizinhas da capital Biguaçu e São José. Conforme a Dive-SC, os prováveis locais de infecção são Itajaí, para dois casos, e Florianópolis, com seis.

Em relação aos casos contraídos fora do território catarinense, dois pacientes moram na capital e outro em Blumenau, no Vale do Itajaí. Os que residem em Florianópolis têm como provável local de infecção Acre e Goiás. O outro paciente deve ter contraído a doença em São Paulo, de acordo com a Dive.

Mosquito pelo estado

O número de focos do transmissor da dengue, febre de chikungunya e vírus da zika, o mosquito Aedes aegypti, aumentou 59,7% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme a Dive-SC. Foram encontrados focos em 131 municípios este ano, contra 99 no mesmo período em 2018.

Foto: Reprodução EPTV

Fonte: G1 Santa Catarina