Chapecó | 26.09.2017 | 10h26 Bombeiros

Mulher é picada por escorpião ao calçar sapato em Colorado

Segundo os socorristas, quadro de saúde da vítima, que tem 60 anos, é estável.

Uma moradora de Colorado, norte do Paraná, precisou de resgate aéreo na manhã desta segunda-feira (25), após ser picada por um escorpião amarelo.

De acordo com socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a vítima – que tem 60 anos – foi picada quando calçava um sapato, para ir ao trabalho. O escorpião estava dentro do calçado.

O helicóptero pousou no Hospital Universitário de Maringá, também no norte do estado, por volta das 10h15. Segundo os socorristas, quadro de saúde da vítima é estável.

Ataques
Dados de janeiro a agosto da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) mostram que foram registrados 924 acidentes com escorpião neste ano, no Paraná.

A região com maior números de ataques é a de Maringá (15ª Regional de Saúde), com 198 casos. O município da 15ª Regional com o maior número de casos é Colorado, com 50 ocorrências nos primeiros oito meses do ano. Maringá aparece em segundo lugar, com 37 acidentes com escorpiões.

Mortes
Uma criança de cinco morreu após ser picada por um escorpião amarelo em Cianorte, no noroeste do Paraná, no dia 15 de setembro.

Ao tentar socorrer a filha, a mãe também levou uma ferroada em um dos dedos. As duas vítimas foram atendidas inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois foram transferidas para o Hospital São Paulo. A criança chegou a receber o soro antiescorpiônico, mas faleceu.

Em agosto, um menino de quatro anos foi picado por um escorpião amarelo no pescoço enquanto dormia no quarto da avó, em Jussara, também na noroeste. Ele morreu um dia depois de ter sido picado.

Fonte: G1