Chapecó | 10.01.2018 | 19h47 Geral

Mudanças no calendário de vacinação 2018

Rede pública de Santa Catarina vai aplicar vacina contra febre amarela em crianças de 9 meses e amplia outras coberturas.

Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) divulgou nesta terça-feira (9) o calendário de vacinação 2018 da rede pública do estado. Ele contém as alterações anunciadas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. O calendário pode ser acessado no site da Dive.

As vacinas são gratuitas e estão disponíveis nas salas de vacinação das unidades da rede pública de Santa Catarina, segundo a Dive.

Mudanças
Entre as mudanças, está a aplicação da vacina contra a febre amarela em crianças de 9 meses de idade. A dose será dada naquelas que nasceram a partir de 2017 e que moram em Santa Catarina.

Também será disponibilizada a segunda dose da vacina contra a varicela para crianças de 4 a 6 anos. O objetivo é aumentar a proteção do grupo-alvo e prevenir surtos da doenças em creches e escolas. A primeira dose é aplicada aos 15 meses de idade.

Outra mudança é a vacina meningocócica C conjugada para adolescente entre 11 e 14 anos. Será aplicado um reforço ou a dose única, dependendo da situação da pessoa.

“A expectativa é ampliar a proteção das crianças e adolescentes, além de diminuir o estado de portador, protegendo também a população de outras faixas etárias, diminuindo assim a população suscetível a essas doenças”, disse a gerente de Imunização da Dive, Vanessa Vieira da Silva.

Fonte: RÁDIO BELOS MONTES