Itapiranga | 31.10.2019 | 18h01 Economia

Ministro da Infraestrutura garante federalização da SC-163 no Oeste Catarinense

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, atendeu ao apelo do senador Dário Berger (MDB/SC) e do prefeito de Itapiranga, Jorge Welter, e garantiu que irá agilizar a federalização da rodovia SC-163, no trecho de 68 quilômetros entre os municípios de Itapiranga (SC) e Barra do Guarita (RS), e no trecho de 25 quilômetros na RS-163, no Estado gaúcho.

O anúncio foi feito em Brasília, nesta quarta-feira (30), em audiência com os representantes da Associação dos Municípios do Extremo-Oeste (AMEOSC) de Santa Catarina, e da Associação dos Municípios da Região Celeiro (AMUCELEIRO) do Rio Grande do Sul. Também participou do encontro o senador Luis Carlos Heinze (PP/RS).

De acordo com o ministro, a federalização deve acontecer logo após a concessão da BR-101 Sul, prevista para ter edital lançado em novembro. Tarcísio também garantiu que viabilizará posteriormente o projeto para a construção da ponte interestadual sobre o Rio Uruguai, obra por muitos anos aguardada.

"Essa é uma demanda dos 19 municípios da AMEOSC e dos 21 municípios da AMUCELEIRO. Solicitamos ao ministro celeridade no processo. A federalização representará um marco no desenvolvimento, especialmente do Extremo Oeste catarinense. Estes são os dois últimos trechos ainda não federalizados da BR 163 que liga as cidades de Tenente Portela (RS) a Santarém (PA)", explicou Dário.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO