Chapecó | 30.05.2019 | 10h21 Saúde

Instagram tem recado para quem busca sobre ansiedade e depressão

O Instagram lançou na última atualização mensagens de ajuda para pessoas que, supostamente, estejam sofrendo de ansiedade e depressão.A partir de agora, quando o usuário buscar as hashtags #ansiedade e #depressão na aba Explorar, o aplicativo mostrará mensagens sugerindo que se procure um amigo para conversar ou se passeie ao ar livre.

Além de receber informações sobre saúde mental, o internauta pode optar por “obter apoio”. A mensagem que aparece tanto para ansiedade quanto para depressão é a mesma. Nesses casos, ele é direcionado para uma página com opções como “fale com um amigo”, “falar com um voluntário da linha de apoio” ou “receba dicas e apoio”. Na opção “Fale com um amigo”, eles recomendam que a pessoa entre em contato com alguém próximo e diga algo como: “Estou passando por um momento difícil e gostaria de conversar com você sobre isso”.

Caso a pessoa opte por falar com um voluntário, o Instagram disponibiliza as opções de ligar no 141 para falar com alguém do Centro de Valorização da Vida (CVV) ou entrar no chat on-line do CVV. Há ainda a opção de enviar um e-mail para atendimento@cvv.org.br.

Por fim, o aplicativo dá sugestões de como a pessoa pode tentar aliviar os sintomas da ansiedade. Por exemplo, sair ao ar livre para caminhar, ler, correr, andar de bicicleta em um parque. As dicas ainda incluem desenhar, cozinhar, tentar escrever, tomar um banho demorado, cheirar uma fragrância de preferência ou ouvir uma música tranquila.

O Instagram é considerado uma das redes sociais mais nocivas à saúde mental dos jovens, conforme dados da pesquisa divulgada em 2017 pela instituição de saúde pública do Reino Unido, Royal Health, em parceria com o Movimento de Saúde Jovem.

Fonte: METROPOLES.COM