Blumenau | 04.03.2019 | 15h38 Educação

Idoso de 79 anos é o calouro mais velho no vestibular 2019 da UFSC

O candidato mais idoso aprovado no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina de 2019 é de Blumenau. Ivo Klug tem 79 anos e conta as horas para o início das aulas no curso de Engenharia de Controle e Automação. Ele é casado há 50 anos, tem três filhos, seis netos e já passou por diversas experiências profissionais.

"Muita emoção....muita emoção."

O sentimento de conquista é muito forte. A partir do segundo semestre deste ano, ele vai se dedicar a aprender tudo que for possível no curso de Engenharia de Controle e Automação na UFSC, em Blumenau. Inclusive seu Ivo imprimiu o currículo do curso até o último semestre antes mesmo do vestibular. Uma motivação para a prova.

"Eu já tinha esse objetivo por motivos profissionais. Trabalho com elevadores. Precisava me atualizar porque nunca mais estudei desde 68."

De acordo com o Censo da Educação Superior, que analisa dados de 2017, mais de 7 mil e 700 pessoas acima dos 65 anos estão matriculadas em cursos de graduação no Brasil. Em Santa Catarina, são 62 alunos nessa faixa etária. O que mostra que não tem hora certa pra buscar mais conhecimento.

"Quando você tem uma vocação vai achar tempo. A idade não importa,vai dar certo."

Outra formação

Seu Ivo guarda numa pasta com muito cuidado as cópias de documentos importantes e objetos que marcaram sua história. Como uma régua, usada para fazer cálculos na década de 60, durante a primeira graduação. Ele fez Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Paraná há mais de 50 anos. O diploma está bem guardado. É feito de pergaminho, uma pele de animal usada antigamente como papel. Agora, ele espera ansioso pelo início das aulas na universidade, mostrando com orgulho o comprovante de matrícula.

"Não tô visando o diploma, eu quero me aperfeiçoar, atualizar. Quero dominar o assunto, pra melhorar no meu trabalho e ter mais segurança nas minha decisões"

Foto: NSC TV/Reprodução/Divulgação

Fonte: G1 Santa Catarina