Chapecó | 16.02.2018 | 11h23 Política

Governador Raimundo Colombo transmite o cargo a Pinho Moreira nesta sexta-feira

O governador Raimundo Colombo (PSD) transmite o cargo para o vice Eduardo Pinho Moreira (PMDB) nesta sexta-feira (16) depois de sete anos à frente do governo do Estado de Santa Catarina. O pessedista vai se licenciar do cargo para fazer um curso na Espanha e depois renunciará para concorrer ao Senado nas eleições de outubro. Pinho Moreira assumirá oficialmente o governo nos próximos dez meses.

A cerimônia de posse de Pinho Moreira será na tarde desta sexta-feira (16) às 15h, em Florianópolis. Em dezembro, Colombo havia informado que em janeiro começaria a transição do governo.

Junto com Pinho Moreira um novo colegiado assume outras pastas do Estado. As mudanças em secretarias estratégicas já haviam sido anunciadas nos últimos dias.

O professor Alceu de Oliveira Pinto Júnior vai assumir o cargo de secretário de Segurança Pública de Santa Catarina no lugar de César Grubba. O secretário-adjunto de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, assume a pasta no lugar de Ada Faraco de Luca (PMDB). Acélio Casagrande assumiu o cargo de secretário de Estado da Saúde em janeiro.

Médico, Eduardo Pinho Moreira tem 68 anos, é natural de Laguna e entrou para a política em 1987. Em 2003 tomou posse pela primeira vez como vice-governador em uma chapa com Luiz Henrique da Silveira e em 2006 assumiu como governador, quando Luiz Henrique deixou o cargo para se candidatar à reeleição. Em 2010 foi reeleito vice-governador, desta vez junto com Raimundo Colombo, e em 2014 os dois foram reeleitos.

Fonte: G1