Chapecó | 06.11.2019 | 10h20 Geral

Golpe no WhatsApp promete tênis grátis da Adidas

Uma mensagem falsa que circula pelo WhatsApp cita o aniversário da Adidas e promete 3 mil pares de tênis e 2 mil camisas grátis da marca. O texto cita o site adidas-br, em que o usuário é induzido a responder um questionário sobre preferências de calçados e repassar o boato a contatos no mensageiro. O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, detectou quatro golpes que utilizam o nome da empresa e prometem produtos grátis. Até o momento, os ataques somam mais de 158 mil acessos e compartilhamentos.

Em resposta ao TechTudo, a Adidas negou a existência da promoção e confirmou a suspeita de fraude. "A Adidas não reconhece as publicações feitas em seu nome e está adotando as medidas judiciais cabíveis. Além disso, informa aos consumidores que toda e qualquer promoção ou conteúdo Adidas será divulgado pelos canais oficiais da marca".

De acordo com Camilo Gutierrez, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET, trata-se de um golpe de phishing, em que cibercriminosos tentam enganar pessoas com promoções falsas que sejam atrativas para quem recebe. Sobre o objetivo da fraude, a PSafe explica que o intuito é arrecadar dinheiro após induzir a vítima a se cadastrar em um serviço de SMS pago.

Repercussão do golpe

Segundo o Google Trends, site responsável por monitorar buscas na Internet, o termo "adidas-br" teve um aumento repentino de procura desde o último domingo (03). Outras pesquisas populares incluem "adidas aniversário", "adidas tênis grátis" e "adidas está distribuindo calçados grátis".

O assunto também foi bastante comentado no Twitter. Alguns usuários relataram ter recebido a mensagem falsa diversas vezes ao longo desta segunda-feira (04). Confira, no fim da matéria, alguns tweets relacionados ao boato.

Como se proteger?

O especialista da ESET também deu algumas dicas de como não cair em golpes de phishing. Segundo ele, é importante desconfiar de promoções que chegam por meios não-oficiais, já que as ofertas costumam ser divulgadas no site ou nas redes sociais das empresas. Além disso, é recomendado evitar clicar em links suspeitos, mesmo que tenham sido enviados por um conhecido, e não compartilhar informações não verificadas.

Por fim, vale manter os equipamentos com o sistema operacional atualizado e contar com um software antivírus instalado nos dispositivos que acessam a Internet. O TechTudo possui uma lista com as melhores opções para Android em 2019.

Fonte: Tech Tudo