Blumenau | 24.12.2018 | 08h35 Esportes

Goleiro catarinense é mais um reforço do São Paulo para 2019

A diretoria são-paulina segue trabalhando para reforçar a equipe para a próxima temporada. No início da noite deste domingo (23), o Tricolor fechou acordo com o Querétaro, do México, pelo empréstimo de um ano do goleiro Tiago Volpi, com opção de compra no fim de 2019.

"É a realização de um sonho. O São Paulo é mundialmente reconhecido pela sua grandeza, e todo esse peso do clube me fez tomar essa decisão. Existiam outras possibilidades, tanto dentro do México, com altos valores financeiros, quanto no Brasil, mas quando recebi o convite do São Paulo não pensei duas vezes, por tudo o que o clube representa. O São Paulo apresentou um projeto com a ambição de conquistar grandes títulos, e isso foi o que mais me motivou", afirmou Tiago Volpi.

"Uma Libertadores sem o São Paulo é uma competição incompleta, então vamos fazer de tudo para reconquistar o torneio. Agradeço por todo o esforço que a diretoria são-paulina fez para me trazer, e isso me dá ainda mais certeza de que o meu coração estava certo ao fazer essa escolha. Espero poder dar muitas alegrias ao torcedor tricolor", completou o goleiro.

Apontado com um dos principais arqueiros do futebol mexicano, referência e capitão de seu clube, Volpi se encantou com o projeto apresentado pelo São Paulo e agora realiza o desejo de voltar a atuar no Brasil. Destaque do Figueirense entre 2012 e 2014, o goleiro vinha atuando desde 2015 no México.

O brasileiro entrou para a história do Querétaro ao ser o herói de duas inéditas conquistas do clube: a Copa do México em 2016 e a Supercopa do México em 2017. Além das atuações seguras e regulares, ele se consagrou ao defender diversas cobranças de pênaltis e também por converter seus chutes, aumentando a idolatria da torcida.

Tiago Volpi, de 28 anos, se torna mais uma boa opção para a meta são-paulina, que já conta com Jean e Lucas Perri no elenco principal. Ele se junta ao atacante Pablo, ao lateral-direito Igor Vinícius e ao lateral-esquerdo Léo como reforços para a próxima temporada. Além deles, a comissão técnica tricolor também ganhou novas caras: Carlinhos Neves retornou ao clube para chefiar a preparação física da equipe e Sandro Forner foi contratado para ser o auxiliar técnico de André Jardine.

CARREIRA

Natural de Blumenau (SC), Tiago Luis Volpi teve passagem pelas categorias de base do Fluminense e foi revelado pelo São José, de Porto Alegre (RS). Em 2011, foi emprestado para o Luverdense, clube do Mato Grosso.

As boas atuações chamaram a atenção do Figueirense, que o contratou em 2012. Não demorou muito tempo para Volpi se tornar ídolo em Santa Catarina. Ao lado do atacante Pablo, em 2013, ele foi fundamental na conquista do acesso do Figueira para a Série A do Brasileiro. Em 2014, faturou também o Campeonato Catarinense e foi um dos destaques do Figueirense no Brasileirão, mantendo o time na elite.

A ótima temporada foi coroada com a transferência para o Querétaro, do México, que já havia investido na contratação do meia-atacante Ronaldinho Gaúcho. Entre 2015 e 2018, Tiago Volpi rapidamente se tornou ídolo da torcida, líder e capitão da equipe, entrando para a história do clube ao faturar os inéditos títulos da Copa do México em 2016 e da Supercopa em 2017.

Em diversas publicações especializadas, Tiago Volpi foi considerado um dos melhores goleiros dos últimos anos no México, sempre despertando o interesse de grandes clubes. A vontade do atleta em atuar pelo São Paulo, aliada ao desejo de voltar a jogar no Brasil, foram determinantes para Volpi selar sua ida para o clube do Morumbi.

TIAGO VOLPI

Nome completo: Tiago Luis Volpi
Data de nascimento: 19/12/1990 (28 anos)
Local de Nascimento: Blumenau (SC)
Peso: 84 kg
Altura: 1,88 m
Posição: Goleiro

Clubes: São José-RS (2010), Luverdense (2011), Figueirense (2012-2014), Querétaro-MEX (2015-2018) e São Paulo (a partir de 2019)

Títulos: Campeonato Catarinense (2014), Copa do México (2016) e Supercopa do México (2017)

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO