Joaçaba | 12.08.2019 | 09h21 Geral

Gato do mato é encontrado morto no interior de Joaçaba

Um gato do mato foi encontrado morto na manhã deste sábado, 10, no interior de Joaçaba. O animal foi atropelado e estava ao lado da estrada na linha Nossa Senhora das Graças, próximo ao sítio da família Padova.

A espécie habita a região, mas raramente é vista devido aos seus hábitos discretos e ao número não muito alto de indivíduos. Infelizmente, aparecem mais fácil quando por algum acidente, como no caso, são feridos ou aparecem mortos.

O espécime encontrado nesta manhã mediu 55 centímetros.

Saiba mais

Felis tigrina é o menor gato selvagem da América do Sul, sendo que sua estrutura corporal se assemelha bastante à do gato doméstico. O peso varia entre 2 e 3 kg, com o comprimento total encontrando-se entre 60 e 85 cm.

O padrão de coloração da pelagem é similar ao da jaguatirica e ao do gato-maracajá, com presença de estrias transversais escuras na cauda e rosetas com manchas escuras circulares na porção lateral do corpo.

É um animal de hábitos terrestres, bastante ágeis, ocupando geralmente ambientes com cobertura vegetal densa. Suas populações são consideradas altamente ameaçadas devido à perda de habitat e à captura ilegal para a comercialização de peles.

A distribuição da espécie estende-se do sul da Costa Rica ao norte da Argentina, podendo habitar desde as florestas úmidas de maior altitude da região Amazônica até as matas semidecíduas do chaco argentino. No Brasil, está presente na maioria dos ecossistemas, inclusive na Mata Atlântica.

Fonte: ÉDER LUIZ