Laguna | 09.08.2019 | 13h21 Geral

Funerária é notificada por ligação irregular de esgoto com lagoa em SC

Uma funerária de Laguna, no Sul do estado, foi notificada nesta quinta-feira (8) pela Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) após a descoberta de uma ligação irregular de esgoto do estabelecimento com a Lagoa Santo Antônio dos Anjos. A fundação recebeu uma denúncia sobre o caso após uma mancha vermelha aparecer na água na noite de quarta (7).

Foi coletado material da lagoa, que será analisado em laboratório para se confirmar qual líquido foi despejado. A Polícia Civil vai investigar o caso para descobrir se houve crime civil. A Flama vai apurar se houve crime ambiental.

Susto em pescadores

Na noite de quarta, um cano da rede pluvial começou a despejar um líquido vermelho na lagoa, que fica no centro histórico de Laguna. Pescadores, assustados com a mancha, chamaram a Polícia Militar Ambiental. Quando ela chegou ao local, boa parte do líquido já havia se dispersado.

A polícia voltou à lagoa com fiscais da Flama na manhã desta quinta. Em verificação no local, fiscais da fundação e da Vigilância Sanitária confirmaram a irregularidade no sistema da rede de esgoto da funerária, que está ligado diretamente na lagoa, sem tratamento prévio.

De acordo com a Casan, a região do centro histórico de Laguna tem nova rede ligada à Estação de Tratamento de Esgoto, porém a funerária ainda está conectada ao sistema antigo.

Neste caso, o estabelecimento precisaria fazer tratamento prévio do esgoto, com peneiramento, fossa, filtro e cloração, antes de fazer o descarte. Dessa forma, a Vigilância Sanitária do município notificou o dono da funerária para que faça a regularização.

A Casan informou que fará a ligação do estabelecimento com a nova rede no início da próxima semana. A prefeitura não informou o nome da funerária investigada.

Fonte: G1 Santa Catarina