Chapecó | 27.08.2020 | 19h16 Negócios

Fique atendo para as novas medidas de atendimento ao MEU INSS

A contábil Ghuolo informa que o INSS possui novas medidas de atendimento devido a pandemia pela COVID -19, algumas delas por exemplo é que desde de março de 2020, o atendimento presencial nas agências do INSS está suspenso temporariamente devido à pandemia pela COVID-19. Por isso, a Portaria Conjunta 9.381, publicada em 7 de abril de 2020, permitiu que os contribuintes que necessitarem de auxílios da previdência possam enviar os documentos para ser avaliado pela perícia através do portal MEU INSS.

Essa ferramenta veio para auxiliar a vida do cidadão. O mesmo pode acessar o site gov.br/meuinss pelo seu computador ou até mesmo pelo seu celular, sendo que pelo celular tem a opção também de baixar o aplicativo MEU INSS no play store. São mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS sem o cidadão precisar sair de casa, entre eles:

* Aposentadoria por Idade;
* Aposentadoria por tempo de contribuição;
* Salário maternidade;
* Pensão por morte;
* Auxílio-doença;
* Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
* Benefícios Assistenciais;
* Certidão de tempo de contribuição (consultar recolhimentos ao INSS);
* Alterar local ou forma de pagamento;
* Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
* Solicitar pagamento de benefício não recebido;
* Recurso e revisão.

Ao acessar o portal MEU INSS o cidadão deve realizar seu cadastro, preenchendo seus dados e questionário sobre suas informações previdenciárias. Para quem precisar solicitar benefício de auxilio doença deverá realizar a solicitação através do site ou aplicativo na opção agendar perícia. Para melhor lhe auxiliar segue link do site do INSS aonde possuem vídeos tutoriais que explicam o passo a passo de geração de acesso e como realizar solicitações ao INSS.

ATENÇÃO ao anexar atestados e documentos, pois os mesmos precisam estar legíveis e o atestado deve obrigatoriamente constar CID, dias de afastamento e dados do médico.

O interessante é que o portal serve não somente para agendamentos e solicitações como serve para que você possa consultar seus recolhimentos para a previdência.

Caso tenha dúvidas, ou queira acompanhar seu benefício por telefone a central de atendimento do INSS 135 atende nos horários das 07:00 as 22:00 horas de segunda a sábado.

A Contábil Ghuolo fica localizada na Rua Amazonas, 221, sala 01, Ed. São Bernardo, Centro, Coronel Freitas
Fone/Fax: (49) 3347-0132 / 3347-1064

Fonte: Contábil Ghuolo