Chapecó | 25.09.2019 | 17h59 Agronegócio

Entidades se reúnem em Chapecó para debater projeto para controle de javalis

Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), Sindicato Rural de Chapecó, Polícia Militar Ambiental (PMA), Cidasc, iCasa, Aurora Alimentos, Cooperalfa, Sindicarne, Epagri e Embrapa se reúnem nesta quinta-feira (26) em mais uma etapa do projeto para controle de javalis na região.

A reunião, que será realizada na sede da PMA, às 16h30, tem como objetivo a definição dos próximos passos do projeto. "Faremos algumas definições de como serão distribuídas as tarefas e como se darão os processos", destaca o vice-presidente regional oeste da FAESC, Ricardo Lunardi.

Outra proposição do encontro é a apresentação do projeto aos veículos de imprensa, para que por meio da divulgação, o funcionamento do programa chegue também aos produtores rurais.

PROJETO
O projeto para o controle populacional e prevenção de javalis na região de Chapecó foi lançado neste mês na comunidade de Rodeio do Herval, no distrito de Marechal Bormann, onde foi apresentado aos produtores daquela localidade.

A partir do registro de avistamento de animais ou de danos provocados por eles, as entidades farão um mapeamento da presença de javalis e javaporcos na região, estabelecendo também o contato entre os produtores e os controladores autorizados para a realização do abate dos animais.

As entidades percorrerão as comunidades da região para apresentar o projeto, que irá atender todos os municípios que fazem parte da área de atuação do Sindicato Rural: Chapecó, Caxambu do Sul, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Guatambu, Nova Itaberaba e Planalto Alegre.

Fonte: MB COMUNICACAO