Chapecó | 02.06.2019 | 12h26 Saúde

Dentista de Chapecó cria audiolivro para reduzir nervosismo de crianças

Uma odontopediatria de Chapecó, desenvolveu um áudio livro para ajudar crianças a ficarem menos tensas com o barulho dos aparelhos. O projeto foi criado durante o mestrado dela e recebeu o nome de "A viagem ao consultório do dentista".

A história tem três personagens principais. A fada e dois irmãos. "Bibi, que é uma das personagens principais sonha com uma fada. Ela apresenta o consultório com barulho, cheiro, instrumentos", explica a dentista Bianca Fiorentin Moura.

Ao acordar, Bibi se sente preparada para ir ao dentista e aí que a imaginação se transforma em realidade. A Ágatha de cinco anos é uma das pacientes da Bianca e sempre lê o livro para ficar mais tranquila.

Segundo Bianca, depois da injeção, o barulho do aparelho é maior gerador de medo para as crianças que vão ao dentista. Para tornar a experiência mais completa, ela criou um CD. "A criança consegue perceber esse tom mais suave na história. Algumas evidências científicas traziam que as mães colocavam medo por experiências que elas tinham vivido", explica.

A mãe da Ágatha, Marciana Portela, aprovou a proposta. "Ela foi menos apreensiva e gostou da ideia. As crianças geralmente gostam de historinhas", diz.

"O medo e a ansiedade vem em relação ao novo. Aquilo que a gente não sabe como vai ser. Então se a criança tem essa prévia e conhece através do lúdico, ela com certeza vai estar mais tranquila", defende a psicóloga Renata Scartezini Martins.

Fonte: G1 Santa Catarina