Chapecó | 04.11.2019 | 16h25 Agronegócio

Defesa Civil emite alerta para grandes acumulados de chuva no Oeste Catarinense

A Defesa Civil emitiu nesta segunda-feira (04), um alerta com previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios, rajadas de vento intensas e queda de granizo, que podem atingir a região Oeste.

A partir do final da tarde de segunda-feira (04) e ao longo da terça-feira (05), estão previstos acumulados elevados de precipitação em grande parte de Santa Catarina. Nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, a previsão é de acumulados acima de 70 mm. Não se descarta volumes pontualmente altos em curto período de tempo devido a condição de temporais, podendo provocar alagamentos e enxurradas.

A Defesa Civil recomenda que em casos de alagamentos e inundações, se evite o contato com as águas e evite dirigir em lugares alagados, principalmente em pontilhões e pontes submersas.

Em casos de enxurradas, não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Fonte: DEFESA CIVIL