Chapecó | 16.01.2019 | 07h00 Educação

Cuidado com as crianças durante as férias escolares garantem tranquilidade

As férias escolares são um momento muito esperados pelas crianças. Já para os pais é um momento que precisa de atenção redobrada, pois precisa, além dos cuidados diários com as crianças, pensar em atividades para atrair e distrair as crianças.

Visando auxiliar os pais e os cuidadores de crianças, separamos para você uma série de informações e dicas para orientar as famílias para aproveitar as férias com cuidado e segurança.

E é durante o período de férias que muitos acidentes acontecem. A medida que a criança vai crescendo, faz parte do seu desenvolvimento a curiosidade: movimentar-se em busca de novas descobertas passa a ser constante no seu dia a dia e isso aumenta o risco de sofrer acidentes. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, o acidente que mais tira a vida de crianças e adolescentes de zero a 14 anos são os acidentes de trânsito, seguidos dos afogamentos e a sufocação (Confira tabela completa no final do texto). De acordo com o Ministério da Saúde, em 2017, os acidentes que mais geraram a internação de crianças e adolescentes de zero a 14 anos no Brasil foram: quedas, queimaduras e acidentes de trânsito.

Dados de Chapecó

Em Chapecó, os casos com maior incidência no Hospital são em 1º lugar as mordidas de cães, em 2º as intoxicações e em 3º as picadas por animais peçonhentos. Em 2018, o município de Chapecó notificou e investigou 631 casos de atendimento antirrábico no ano de 2018, desses 323 foram acidentes envolvendo crianças. No mesmo ano, foram atendidos e notificados 216 casos de intoxicação exógena, desses, 82 foram notificações de intoxicação em crianças, principalmente causadas por medicamentos e cosméticos. Neste mesmo período não houve registro de óbitos por estas causas. Também foram registradas neste ano, 200 casos de acidentes com animais peçonhentos, desses, 71 acometeram crianças.

Serviço

Em caso de acidentes procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa. Em Chapecó são 26 Centros de Saúde da Família que atendem das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

Fonte: PREFEITURA DE CHAPECÓ