Chapecó | 30.11.2018 | 07h04 Bombeiros

Criança de três anos precisa de atendimento médico após ser picada por formigas

A Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 15h00 da última quinta-feira (29), para socorrer uma criança de três anos no bairro Alvorada, com Choque Anafilático, desencadeado por reação alérgica possivelmente ocasionada por picada de inseto (formiga).

Após os primeiros atendimentos, a criança foi levada ao hospital, onde deu entrada em estado crítico.

O QUE É CHOQUE ANAFILÁTICO?

O choque anafilático, também chamado de anafilaxia ou reação anafilática, é uma reação alérgica grave e potencialmente fatal desencadeada por diversos agentes, como drogas, alimentos, venenos de alguns animais, medicamentos, etc. É importante salientar que para que ocorra o choque anafilático, a pessoa precisa ser alérgica a um dos agentes causadores citados anteriormente.

O choque anafilático ocorre quando a pessoa entra em contato com alguma substância que excita o sistema imunológico, fazendo com que ocorra uma reação exagerada do organismo, produzindo convulsões, inconsciência ou acidente vascular cerebral no período de segundos ou uma hora após a exposição à substância.

O quadro típico do choque anafilático é o de um colapso cardiorrespiratório, no qual a pessoa fica com dificuldade para respirar, sudorese intensa, hipotensão, palidez, corpo frio, pulso rápido, chiado ao respirar, desmaio, urticária (caracterizada por placas avermelhadas distribuídas pelo corpo) e angioedema (inchaço da pele, mais comum ao redor dos olhos, nos lábios e língua). Nos casos de reações alérgicas, o edema mais perigoso é o edema de glote, também conhecido como edema de laringe, em que ocorre o inchaço na região da glote, no esôfago, impedindo a passagem do ar.

Foto: Ilustração/ Reprodução/ TVCA

Fonte: Corpo de Bombeiros