Chapecó | 13.04.2018 | 20h15 Bombeiros

Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó comemora 53 anos e anuncia Serviço Aeromédico Especializado no Oeste

Os 53 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó foram comemorados nesta sexta-feira,13, em cerimônia marcada pelo anúncio oficial da implantação do Serviço Aeromédico Especializado no Oeste, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. As atividades operacionais de transporte de pacientes começam em 19 de junho, com uma aeronave Arcanjo, tendo como base o aeroporto de Chapecó.

A cerimônia, realizada no Aeroporto de Chapecó, contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e da comunidade. O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, assinou o edital de seleção para contratação dos profissionais que irão compor as equipes do aeromédico no Oeste. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel João Valério Borges, assinou a portaria de ativação da 3ª Companhia do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), que será sediado no Aeroporto de Chapecó.

O secretário de Estado da Saúde destaca que o objetivo é ampliar a rede de atendimento e ter resposta rápida no transporte especializado de pacientes. “Vamos ter esta rapidez nos atendimentos regulados com urgência, no início serão prestados em média 15 atendimentos por mês, mas que poderão ser ampliados conforme a necessidade”, explica.

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o objetivo é descentralizar estes serviços de operações aéreas. “Sempre pensamos em Chapecó como uma cidade polo que integra todo o Estado, sempre foi um desejo trazer para o interior o nosso serviço de operações aéreas. Com certeza esta aeronave vai trazer um atendimento muito maior, muito mais rápido e qualificado para todas as pessoas que residem no Oeste de Santa Catarina”, afirma.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, afirma que é um dia histórico. "Trata-se de uma conquista no sentido de melhor prover e manter os serviços humanitários que garantem a proteção a vida, patrimônio, meio ambiente, proporcionando efetiva qualidade de vida”, afirma.

O serviço será prestado junto com o Samu, que será o gestor das transferências de pacientes. O Batalhão irá responder pelos condutores, operadores da aeronave. “São 53 anos de excelentes serviços prestados pelos nossos bombeiros, ao longo dessas cinco décadas. Nada melhor do que ganhar um belo presente: o anúncio do serviço aeromédico”, afirma o comandante do 6° BBM Chapecó , tenente coronel Hilton de Souza Zeferino.

Fonte: SC.GOV.