Chapecó | 08.10.2020 | 15h15 Saúde

Coração para transplante é levado de Chapecó para Blumenau

O Corpo de Bombeiros, por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) do SAMU, prestou apoio a SC Transplantes no transporte de um órgão do aeroporto de Blumenau até o Hospital Santa Isabel, em Blumenau.

A operação envolveu o transporte de um coração da cidade de Chapecó até Blumenau e, na ocasião, a SC Transplante solicitou apoio do Arcanjo-03 para um translado do aeroporto de Blumenau até o referido hospital devido ao tempo necessário, de 3 a 5 horas, para o órgão ser transplantado.

Segundo o Dr. Varella, Cirurgião Cardiovascular do Hospital Santa Isabel que realizou a cirurgia, "salva-se um com um coração. Salva-se outro com um novo fígado. E pelo menos dois seres humanos com os rins. Pessoas passam a enxergar com córneas doadas e todas as equipes vão exaustas e “renovadas” para as suas casas. E entre as famílias de receptores e de protagonistas desta ação, surge um “sorriso” interno, intrínseco, sereno e de paz com a certeza de ter feito a coisa certa. Aos doadores devemos a nobreza do ato e do dever da continuidade da vida, inerente ao homem, transformando a dor da perda em infinita paz!"

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP

Fonte: Portal Aconteceu, com informações Corpo de Bombeiros