Chapecó | 10.07.2018 | 19h00 Esportes

Conheça o novo torneio de seleções que tem até rebaixamento

A Copa do Mundo 2018 termina apenas neste domingo (15), com a grande final disputada entre seleções europeias no Estádio Lujniki, em Moscou, mas aquela pontinha de saudades do Mundial já começou a bater em muitos torcedores pelo mundo afora.

A partir deste ano, no entanto, não será preciso esperar um tempão para assistir novamente grandes jogos de seleções na Eurocopa ou, em uma escala menor, na Copa América.

A Uefa estreia já em setembro a Uefa N ations League, um campeonato bienal que substitui e dá sentido competitivo aos amistosos realizados durante as tradicionais datas Fifa.

Os primeiros confrontos colocam frente a frente, por exemplo, campeões mundiais França x Alemanha (6/9) e Inglaterra x Espanha (9/9). O mais legal é que as partidas ganham apelo extra, por realmente valerem algo – tem até rebaixamento em jogo.

O que é?
A Uefa Nations League é um torneio que engloba as 55 federações filiadas à Uefa, a União Europeia de Futebol. Elas foram divididas em quatro ligas (A , B, C e D), de acordo com o ranking da entidade nesta primeira edição.

As duas primeiras divisões têm 12 times cada, enquanto a terceira liga conta com 15 equipes e o quarto nível é formado por 16 participantes.

Como funciona?
Em cada divisão, as seleções são separadas em quatro grupos diferentes. Os participantes se enfrentam em dois turnos – partidas em casa e também fora de casa – entre setembro e novembro de 2018.

Na Liga A, os vencedores avançam às semifinais, o chamado Final Four, e depois disputam a grande final. Os jogos serão entre 5 e 9 de junho de 2019, em sede a ser definida – Itália, Polônia e Portugal já se candidataram para a edição de estreia.

Rebaixamento
Os quatro últimos classificados de cada grupo são rebaixados na próxima edição. A regra de acesso e descenso vale também para as outras divisões. A novidade certamente garante mais competitividade ao campeonato.

Vagas na Eurocopa
Em anos de Euro (2020, 2024, e etc.), cada divisão da Uefa Nations League também definirá um classificado ao principal torneio de seleções da Europa. Sempre em março, haverá um playoff no estilo Final Four em todas as divisões – o campeão leva a vaga.

Caso ele já esteja garantido via Eliminatória, o time mais bem ranqueado da mesma divisão – ou da liga sucessiva, caso necessário – herda o posto.

Grupos da Uefa Nations League 18-19

Liga A
Grupo 1: Alemanha, França, Holanda

Grupo 2: Bélgica, Suíça, Islândia

Grupo 3: Portugal, Itália, Polônia

Grupo 4: Espanha, Inglaterra, Croácia

Liga B
Grupo 1: Eslováquia, Ucrânia e República Checa

Grupo 2: Rússia, Suécia e Turquia

Grupo 3: Áustria, Bósnia e Herzegovina e Irlanda do Norte

Grupo 4: País de Gales, Irlanda e Dinamarca

Liga C
Grupo 1: Escócia, Albânia e Israel

Grupo 2: Hungria, Grécia, Finlândia e Estônia

Grupo 3: Eslovênia, Noruega, Bulgária e Chipre

Grupo 4: Romênia, Sérvia, Montenegro e Lituânia

Liga D
Grupo 1: Geórgia, Letônia, Cazaquistão e Andorra

Grupo 2: Belarus, Luxemburgo, Moldávia e San Marino

Grupo 3: Azerbaijão, Ilhas Faroé, Malta e Kosovo

Grupo 4: Macedônia, Armênia, Liechtenstein e Gibraltar

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO