Chapecó | 21.12.2017 | 13h15 Meio Ambiente

Como fazer um diagnóstico de Marketing Digital da minha empresa?

As ações de marketing são direcionadas por um planejamento. No ambiente virtual, essas táticas precisam ser bem planejadas, visto a mudança constante na internet. Mas, para conseguir isso, é preciso que seja elaborado um diagnóstico de marketing digital antecipadamente.


Apenas dessa forma as ações serão desempenhadas a partir de uma base firme, com pesquisas, análises e toda a preparação que um time de marketing necessita para atingir seus objetivos. Pensando na importância desse reconhecimento, produzimos um conteúdo com o conceito, influência e desenvolvimento de um diagnóstico de marketing digital. Confira!


O que é um diagnóstico de marketing digital?


Um diagnóstico de marketing é análise completa do panorama do negócio que tem como objetivo encontrar possíveis dores e soluções para esses problemas.


Nessa análise, são identificados pontos fortes e fracos que devem ser trabalhados pela — e para — a empresa. Ainda nessa linha de raciocínio, é preciso realizar um levantamento das oportunidades e das ameaças para embasar as próximas ações de marketing.


Qual a influência sobre o desenvolvimento do negócio?


Todas as ações de marketing precisam estar alinhadas e com um objetivo em comum. O plano de marketing é desenvolvido nesse sentido, mas, para esse planejamento ser assertivo, é preciso analisar o panorama atual antes de colocar em prática ações em terrenos não confirmados.


Na prática, o diagnóstico de marketing direcionará para a empresa qual é o melhor canal de acordo com as particularidades de sua persona, por exemplo. Também dará a direção ao setor de marketing sobre as possíveis ameaças, oferecendo uma visão clara dos riscos e, também, a oportunidade de planejar ações para a empresa estar preparada para qualquer ameaça.


Como ele é desenvolvido?


Ele pode ser desenvolvido por meio da identificação de um perfil ideal para realizar pesquisas. Nesse estágio do diagnóstico de marketing digital, é preciso analisar alguns pontos, tais como:




  • situação do site em termos de SEO;




  • utilização de mídia paga;




  • canais de comunicação trabalhados;




  • taxa de conversão conquistada;




  • produção de Landing Pages;




  • maturidade digital da empresa;




  • engajamento da audiência.




Em uma segunda etapa, analise os seguintes pontos:




  • quais são os concorrentes diretos e indiretos;




  • quais são os produtos/serviços oferecidos;




  • quais são as personas e suas características principais;




  • qual a jornada de compra ideal para cada variação de persona.




O processo de diagnóstico, assim como a execução de um plano, é complexo. Cada canal necessita de técnicas especializadas para a execução de uma boa tática, mas, aso isso não aconteça da forma adequada, o investimento pode ir todo por água abaixo.


Por exemplo, se você não possui um especialista interno ou uma empresa especializada em Google Adwords, é possível que você invista na compra de palavras-chave sem analisar a correspondência desses termos.


Por exemplo, imagine que você vende “carros”, mas apenas 0 km. Se você comprar o termo “carros” para gerar tráfego para o seu site, sem trabalhar com correspondências no Google Adwords, provavelmente as pessoas que procuram “carros de brinquedo para crianças” acharão e clicarão no seu anúncio — e você vai pagar por isso.


Para ajudar a empresas nessa missão, existem empresas especialistas que oferecem desde o serviço de diagnóstico de marketing digital até a execução das táticas elaboradas. Que tal conversar conosco a respeito? Podemos ajudar você!

Fonte: TWOWEB