Chapecó | 05.02.2021 | 15h15 Geral

Cobrança de esgoto deve começar em março no bairro Efapi, mesmo sem instalação do usuário

A CASAN informa aos moradores do bairro Efapi, em Chapecó, que inicia no mês de março o faturamento para cobrança dos serviços de coleta e de tratamento de esgotos. O primeiro pagamento deverá ser feito em abril.

Assim como ocorre em todos os municípios atendidos no Sistema CASAN, a cobrança pelo serviço de coleta e tratamento do esgoto vai corresponder ao valor consumido de água. De uma forma simplificada, se o morador paga R$ 40,00 de água, por exemplo, sua tarifa de água e esgoto será de R$ 80,00.

A Companhia esclarece também que o faturamento do serviço será realizado somente para os imóveis que estão com a Caixa de Inspeção (CI) disponível, e mesmo que a conexão do esgoto domiciliar não tenha sido providenciada.

Esse procedimento segue a Lei do Saneamento, onde está determinado que toda edificação deve ser ligada às redes públicas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário e deve se responsabilizar pelo pagamento de tarifas relacionadas a esses serviços.

Conexão ao sistema
A Companhia reforça também a importância de que seja providenciada a conexão do esgoto domiciliar à rede de coleta já disponível.

Para ligação ao sistema, a orientação é de que os proprietários busquem o auxílio de um encanador, pedreiro ou de um instalador hidráulico, para verificar as instalações internas de esgoto.

Depois é necessário providenciar adaptações para que o fluxo seja direcionado à Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente aos imóveis.

A Caixa de Inspeção é o ponto que marca até onde a CASAN tem responsabilidade sobre o sistema de esgoto. Na parte interna, o morador deve fazer as adaptações para que possa ser atendido com os serviços de coleta e tratamento já disponíveis.

PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP

SIGA O PORTAL ACONTECEU NO INSTAGRAM

PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO TELEGRAM

Fonte: Portal Aconteceu, com informações CASAN