Chapecó | 21.09.2020 | 20h20 Saúde

Cinco formas para aumentar a serotonina no corpo e se sentir mais feliz

Os níveis de serotonina podem ser incrementados por meio de estratégias como a prática de atividades físicas, a realização de massagens ou a adoção de um estilo de alimentação mais saudável e equilibrado, que seja rico em triptofano.

No entanto, nos casos em que essas medidas não são suficientes, o uso de suplementos pode ser indicado.

A serotonina é um neurotransmissor produzido a partir do aminoácido triptofano e está relacionada a várias funções no organismo, como a regulação do sono e da temperatura corporal, a promoção do bom humor e da sensação de bem-estar e a melhora das funções cognitivas.

É importante que os níveis de serotonina estejam adequados para que o corpo funcione bem. Veja algumas maneiras que podem ajudar a aumentar a serotonina no corpo:

1. Praticar atividades físicas
A prática de atividades físicas aumenta os níveis de serotonina, pois favorece a produção e a liberação de triptofano.

Ao exercitar-se de forma regular ou em intensidade elevada, a produção do neurotransmissor é estimulada. Os exercícios aeróbicos, como a corrida, a natação, a caminhada ou a dança, costumam ser os mais indicados.

2. Tomar sol diariamente
Expor-se ao sol diariamente também aumenta a serotonina circulante no corpo. A exposição solar promove a produção de vitamina D, que tem impacto direto no metabolismo do triptofano e, consequentemente, na produção de serotonina.


É indicado que a pessoa fique exposta ao sol entre 10 e 15 minutos por dia, de preferência nas horas menos quentes.

3. Alimentação rica em triptofano
A alimentação é fundamental para a produção de serotonina. Alimentos como queijo, salmão, ovos, banana, abacate, nozes, castanhas e cacau, por exemplo, são ricos em triptofano.

4. Atividades relaxantes
Atividades como meditação e ioga também podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina, isso porque, ao praticá-las, é possível regular os sinais nervosos e melhorar o desempenho dos neurotransmissores.

Além disso, como essas atividades promovem a diminuição da ansiedade e do estresse, elas ajudam a regular os níveis de cortisol, que possui ação contrária à serotonina.

Outra forma de promover o aumento dos níveis de serotonina é por meio de massagens.

5. Uso de suplementos
Quando as estratégias naturais não são suficientes para aumentar a serotonina, pode ser indicado o uso de suplementos.

Alguns dos suplementos que podem ser indicados são o 5-HTP, que consegue facilmente chegar ao sistema nervoso e induzir a produção de serotonina, e o suplemento de triptofano, quando não é possível obter quantidades ideais desse aminoácido por meio da alimentação.

É importante que o uso de suplementos seja indicado pelo médico ou pelo nutricionista de acordo com as necessidades da pessoa.

* Com informações do portal Tua Saúde

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP

Fonte: METROPOLES.COM