Chapecó | 09.07.2018 | 14h25 Esportes

Chegadas, saídas e negociações: o que os clubes fizeram durante a Copa

A pausa no futebol brasileiro para a disputa da Copa do Mundo está chegando perto do fim. Houve tempo para folga, mas os clubes se movimentaram nesse período e voltarão às atividades com novidades nos elencos. Uns estão com técnico novo, outros perderam peças importantes. A grande maioria se reforçou, e vários novos estrangeiros chegaram.

Tá por fora? Então dá uma olhada nos resumos que fizemos sobre os 20 clubes da Série A:

AMÉRICA-MG
A intertemporada do clube começou dia 25. Os jogadores foram recebidos por um novo treinador, mas velho conhecido de todos no Coelho. Ricardo Drubscky, que era o diretor de futebol, assumiu o comando técnico após a saída de Enderson Moreira. A diretoria busca reforços pontuais para o restante do Campeonato Brasileiro, mas ainda não concluiu negociações. Foram dois jogos-treinos. O América-MG venceu o time sub-20 do próprio clube, por 6 a 1, e o Athletic, de São João Del Rey, por 4 a 2.

Quem saiu: Enderson Moreira (T, Bahia)
Quem chegou: Ricardo Drubscky (T, ex-diretor de futebol do América-MG)
Próximos jogos: 19/7 (qui), 19h30 - Cruzeiro - Campeonato Brasileiro - Mineirão
22/7 (dom), 16h - Paraná - Campeonato Brasileiro - Durival Britto

ATLÉTICO-MG
O elenco se reapresentou no dia 25 e apresentou muitas caras novas. Os atacantes Yimmi Chará e Denílson e o meia David Terans foram os primeiros reforços na intertemporada. Depois vieram o volante José Welison e o atacante Edinho. Mais uma opção ofensiva deve ser concretizada, o atacante Leandrinho. O atacante Róger Guedes, alvo de propostas do exterior, não teve, por enquanto, negociação concretizada. O bom trabalho fez a diretoria promover Thiago Larghi de interino a treinador efetivo. O Galo fez um jogo-treino: venceu a seleção brasileira sub-20 por 5 a 3.

Quem saiu: Yago (V, Al Qadisiyah, da Arábia Saudita) e Giovanni (G, rescisão)
Quem chegou: Yimmi Chará (A, Atlético Junior de Barranquilla-COL), Denílson (A, Vitória), David Terans (M, Danubio-URU), José Welison (V, Vitória), Edinho (A, Fortaleza)
Negociações em andamento: Leandrinho (A, Napoli-ITA - chegando), Róger Guedes (A, Porto-POR - saindo), Cazares (M, Al Hilal, da Arábia Saudita - saindo) e Bremer (Z, Torino-ITA - saindo)
Próximos jogos: 18/7 (qua), 21h45 - Grêmio - Campeonato Brasileiro - Arena do Grêmio
22/7 (dom), 16h - Palmeiras - Campeonato Brasileiro - Arena do Palmeiras

ATLÉTICO-PR
O furacão volta ao Brasileiro com várias mudanças, a principal delas a demissão do técnico Fernando Diniz. O time folgou por 11 dias e voltou com o treinador Tiago Nunes - campeão paranaense com a equipe de aspirantes - para tentar estancar a queda abrupta de rendimento e na tabela do Furacão. O clube se movimenta nos bastidores com a contratação de jogadores, mas também tem saídas.

Quem saiu: Pavez (V, Colo Colo), Caio (G, Louletano-POR), Ederson (A, Kashiwa Reysol) e Fernando Diniz (T)
Quem chegou: Marcelo Cirino (A, Al Nasr-EAU), Bruno Nazário (A, Guarani)
Próximos jogos: 16/07 (seg), 20h - Cruzeiro, Copa do Brasil, Mineirão
19/07 (qui), 21h - Internacional, Brasileirão, Arena da Baixada

BAHIA
Enquanto a maioria dos clubes da Série A aproveitou o intervalo da Copa para descansar e treinar, o Bahia encarou a época com agenda cheia. Além de anunciar Enderson Moreira como novo técnico, o Tricolor realizou quatro partidas nesse período: duas contra o Ceará e duas contra o Sampaio Corrêa, pela semifinal e final da Copa do Nordeste - onde acabou com o vice-campeonato.

Quem saiu: Rodrigo Becão (Z, CSKA-RUS)
Quem chegou: Enderson Moreira (T, América-MG)
Próximos jogos: 16/7 (ter), 20h – Vasco - Copa do Brasil – São Januário
19/7 (qui), 19h - Chapecoense - Campeonato Brasileiro – Arena Condá

BOTAFOGO
O folgão alvinegro teve como principal novidade a mudança no comando técnico. Em 19 de junho, a seis dias da reapresentação do elenco, Alberto Valentim trocou o Botafogo por proposta milionária do Pyramids, do Egito. Em uma semana, após algumas questões burocráticas, anunciou Marcos Paquetá como novo treinador. As possíveis saídas do volante Matheus Fernandes e do zagueiro Igor Rabello, valorizados no mercado europeu, não se consumaram ainda.

Quem saiu: Alberto Valentim (T, Pyramids FC-EGY) e Leandro Carvalho (A, Ceará)
Quem chegou: Marcos Paquetá (T, Pune City-IND)
Negociações em andamento: nenhuma no momento, mas há sondagens por Igor Rabello e Matheus Fernandes
Próximos jogos: 18/07 (qua), 21h45 - Corinthians x Botafogo - Campeonato Brasileiro - Arena Corinthians
21/07 (sab), 19h - Flamengo x Botafogo - Campeonato Brasileiro - Maracanã

CEARÁ
O Ceará não realizou nenhum amistoso durante a parada da Copa, mas intensificou os treinos e o departamento de futebol fez algumas negociações. Dispensou alguns jogadores e contratou outros. O técnico Lisca tem a confiança da diretoria e não oscilou no cargo. A esperança é de que a volta para a Copa seja um recomeço para o Vovô na Série A.

Quem saiu: Naldo (V, Al-Fayha FC-ARA), Bruno Pires (Z) e Juninho Piauiense (A, Sport)
Quem chegou: Jown Cardona (M, Deportivo Cali-COL) e Eduardo Brock (Z, Goiás)
Próximos jogos: 18/7 (qua), 19h30 - Sport - Campeonato Brasileiro - Arena Castelão
23/7 (seg), 20h - Internacional - Campeonato Brasileiro - Beira-Rio

CHAPECOENSE
O elenco da Chape ganhu 12 dias de folga e voltou aos trabalhos no dia 27 de junho, curiosamente no mesmo horário da vitória do Brasil sobre a Sérvia, na primeira fase. Com baixas importantes no time titular, o Verdão busca reforços para repor as perdas.

Quem saiu: Arthur (A, Pyramids FC-EGY), Apodi (LD, Ohod-ARA) e Nadson (M, Paraná)
Quem chegou: Yann Rolim (M, Aalborg-DIN)
Próximos jogos: 11/7 (qua), 20h30 – San Lorenzo – amistoso – Arena Condá
19/7 (qui), 19h30 - Bahia - Campeonato Brasileiro - Arena Condá

CORINTHIANS
O técnico Osmar Loss aproveitou a pausa da Copa para fazer ajustes no Corinthians, que até então tinha tido números ruins sob o seu comando: quatro derrotas, dois empates e uma vitória. Após dez dias de folga, o elenco alvinegro voltou aos treinamentos no último dia 25 e venceu os dois amistosos que disputou: 2 a 0 sobre o Cruzeiro, no Mineirão, e 2 a 1 sobre o Grêmio, em Itaquera.

Quem saiu: Maycon (V, Shakhtar Donetsk-UCR), Sidcley (LE, Dínamo de Kiev-UCR), Balbuena (Z, West Ham-ING) e Kazim (Lobos BUAP-MEX)
Quem chegou: Danilo Avelar (LE, Torino-ITA) e Jonathas (Hannover-ALE)
Negociações em andamento: Michel Macedo (LD, livre)
Próximos jogos: 12/7 (qua), 20h30 - Cruzeiro - amistoso - Arena Corinthians
18/7 (qua), 21h45h - Botafogo - Campeonato Brasileiro - Arena Corinthians

CRUZEIRO
A reapresentação foi no dia 25 de junho. Por enquanto, na intertemporada, o elenco não sofreu grandes alterações. O volante Lucas Silva teve o contrato de empréstimo renovado por um ano pelo Real Madrid. O clube ainda busca um atacante, ou dois, uma vez que Sassá engrossou a lista de lesionados, que já tinha Fred. As ofertas por Arrascaeta, que estava na seleção do Uruguai, não se concretizaram. O Cruzeiro disputou um amistoso com o Corinthians - derrota por 2 a 0 - e um jogo-treino com o Coimbra, equipe da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro - empate por 1 a 1.

Quem saiu: Digão (Z, Fluminense), Arthur (Z, Nacional-POR), Victor Luiz (LE, Londrina)
Quem chegou: ninguém
Negociações em andamento: Vitinho (LD, Brugge-BEL)
Próximos jogos: 16/7 (seg), 20h - Atlético-PR - Copa do Brasil - Mineirão
19/7 (qui), 19h30 - América-MG - Campeonato Brasileiro - Mineirão

FLAMENGO
O Flamengo se reapresentou após 10 dias de folga e teve duas perdas já esperadas no elenco: Vinicius Junior e Felipe Vizeu. Jonas foi o terceiro a sair, e apenas o atacante colombiano Fernando Uribe chegou. O Rubro-Negro ainda negocia para contratar o holandês Babel, do Besiktas, e venceu dois jogos-treino no perído: 7 a 0 contra o Bangu e 3 a 0 contra o Nova Iguaçu.

Quem saiu: Jonas (V, Al-Ittihad-ARA), Vinicius Junior (A, Real Madrid-ESP) e Felipe Vizeu (A, Udinese-ITA)
Quem chegou: Fernando Uribe (A, Toluca-MEX)
Negociações em andamento: Babel (A, Besiktas-TUR)
Próximos jogos: 18/7 (qua), 21h45 - São Paulo - Campeonato Brasileiro - Maracanã
21/7 (sab) - 21h - Botafogo - Campeonato Brasileiro - Maracanã

FLUMINENSE
Depois de onze dias de folga, o elenco se reapresentou no dia 26 de junho com novidades. Após o pedido de demissão de Abel Braga, o técnico Marcelo Oliveira foi apresentado junto ao novo diretor de futebol do clube, Paulo Angioni, e recebeu alguns reforços.

Quem saiu: Abel Braga (T), Nathan Ribeiro (Z, Kashiwa Reysol-JAP) e Luan Peres (Z, Club Brugge-BEL)
Quem chegou: Marcelo Oliveira (T), Digão (Z, Cruzeiro) e Luciano (A, Panathinaikos-GRE)
Próximos jogos: 19/7 (qui), 20h - Vasco - Campeonato Brasileiro - São Januário
22/7 (dom), 16h - Sport - Campeonato Brasileiro - Ilha do Retiro

GRÊMIO
Depois da folga, o Grêmio teve uma semana praticamente apenas com trabalhos físicos até voltar a trabalhar a parte tática. O elenco bateu o Sindicato dos Atletas do RS por 9 a 0 em jogo-treino e perdeu para o Corinthians por 2 a 1 em amistoso neste domingo. A tendência é ter todos os jogadores à disposição para o retorno do Brasileirão, exceção de Michel, em recuperação de lesão.

Quem saiu: Arthur (V, Barcelona) e Henrique Almeida (A, Belenenses-POR)
Quem chegou: Marinho (A, Changchun Yatai-CHN), Lincoln (M, Rizespor-TUR),
Negociações em andamento: Matias Antonini (Z, Cagliari-ITA - chegando)
Próximos jogos: 18/7 (qua), 21h45 - Campeonato Brasileiro - Atlético-MG - Arena do Grêmio
22/7 (dom), 16h - Campenato Brasileiro - Vasco - São Januário

INTERNACIONAL
O elenco colorado se reapresentou no dia 25, após 10 dias de férias. Nenhum jogador saiu na abertura da janela, mas a única contratação foi da promessa argentina Martin Sarrafiore, que não deve ser aproveitado a curto prazo. Durante o recesso da Copa, o time de Odair Hellmann fez apenas jogos-treino, contra o Inter B (empate em 1 a 1) e Atibaia-SP (vitória por 2 a 1). O último teste antes da retomada do Brasileirão será na sexta-feira, contra o RB Brasil.

Quem saiu: ninguém
Quem chegou: Martín Sarrafiore (M, Huracán-ARG)
Negociações em andamento: Rithely (V, Sport - chegando)
Próximos jogos: 19/07 (qui), 21h - Campeonato Brasileiro - Atlético-PR - Arena da Baixada
23/07 (seg), 20h - Campenato Brasileiro - Ceará - Beira-Rio

PALMEIRAS
O elenco do Verdão voltou aos trabalhos no dia 25 de junho, após 11 dias de folga. O clube apostou em uma excursão pela América Central, onde os palmeirenses enfrentaram Club Deportivo Árabe Unido, Independiente Medellin e Liga Alajuelense, em dez dias de viagem por Panamá e Costa Rica. A principal movimentação no período foi nos bastidores: o Verdão vendeu cinco atletas e vê Dudu ser cobiçado pelo Shandong Luneng, da China. O meio-campista Vitinho, que estava no Barcelona B, foi reintegrado ao elenco.

Quem saiu: Keno (A, Pyramids FC-EGY), Tchê Tchê (M, Dinamo de Kiev-UCR), Fernando (A, Shakhtar Donetsk-UCR), João Pedro (LD, Porto-POR) e Daniel Fuzato (G, Roma-ITA)
Quem chegou: Gustavo Scarpa (M, em disputa judicial com o Fluminense), Nico Freire (Z, Zwolle-HOL) e Vitinho (M, Barcelona B-ESP)
Negociações em andamento: Dudu (A, Shandong Luneng-CHN - saindo)
Próximos jogos: 19/7 (qui), 20h - Santos - Campeonato Brasileiro - Pacaembu
22/7 (dom), 16h - Atlético-MG - Campeonato Brasileiro - arena do Palmeiras

PARANÁ
O Paraná Clube folgou por dez dias e retomou os trabalhos com algumas mudanças no elenco. O técnico Rogério Micale perdeu o zagueiro Neris, o lateral Alemão e o atacante Diego Gonçalves, que foram negociados para times do exterior. O time trabalha durante a pausa da Copa para poder reverter os efeitos do início ruim, quando só venceu uma partida na nona rodada e que o deixou na 18ª colocação com 10 pontos. A diretoria contratou o meia Nadson em busca de um garçom para os atacantes

Quem saiu: Alemão (LD, futebol coreano), Neris (Z, Santa Clara-POR) e Diego Gonçalves (A, futebol japonês)
Que chegou: Nadson (M, Chapecoense)
Próximos jogos: 12/07 (qui), 20h - River Plate-URU, amistoso, Vila Capanema
18/07 (qua), 21h - Vitória, Brasileiro, Barradão

SANTOS
Depois de 11 dias de folga, o elenco se reapresentou no dia 25 de junho no CT Rei Pelé e teve uma semana e meia de preparação antes de viajar ao México, onde faz amistosos de intertemporada. O primeiro foi no último sábado, e o Peixe perdeu para o Moneterrey por 1 a 0. Nesta terça-feira, às 23h (de Brasília), o Peixe volta a campo e enfrenta o Querétaro, ex-clube de Ronaldinho Gaúcho. A delegação santista volta ao Brasil no dia 12 e tem mais uma semana livre de trabalhos antes de enfrentar o Palmeiras, dia 19, no Pacaembu, pelo retorno do Campeonato Brasileiro.

Quem saiu: ninguém
Quem chegou: ninguém
Negociações em andamento: Bryan Ruiz (M, sem clube - chegando), Carlos Sánchez (M, Monterrey-MEX - chegando) e Lucas Veríssimo (Z, Torino-ITA - saindo)
Próximos jogos: 10/7 (ter), 23h - Querétaro - amistoso - México
19/7 (qui), 20h - Palmeiras - Campeonato Brasileiro - Pacaembu

SÃO PAULO
O elenco do Tricolor folgou 13 dias. Retornou ao trabalho no dia 26 de junho e fez dois jogos-treino. No primeiro, contra o RB Brasil, o time titular empatou por 1 a 1, e os reservas venceram por 1 a 0. Depois, os titulares enfrentaram o sub-20 do São Paulo, e os reservas o time sub-23. Como esses dois últimos foram fechados à imprensa, o clube não divulgou os placares.

Quem saiu: Petros (V, Al-Nassr-ARA)
Quem chegou: Joao Rojas (A, Talleres-ARG) e Bruno Peres (LD, Roma-ITA)
Negociações em andamento: Junior Tavares (LE, Dínamo de Kiev - saindo), Bruno (LD, Bahia - saindo)
Próximos jogos: 12/7 (qui) - amistoso a definir
18/7 (qua), 21h45 - Flamengo - Campeonato Brasileiro - Maracanã

SPORT
O elenco rubro-negro ganhou dez dias de folga e, desde então, está em sistema de pré-temporada no centro de treinamento. O técnico Claudinei Oliveira desejava fazer um jogo-treino com outra equipe, mas até agora só foram feitas movimentações com times das categorias de base do clube. O Leão quase não sofreu reformulação nesse período.

Quem saiu: Fabrício (V, Guarani) e Felipe Rodrigues (LD, ainda sem clube)
Quem chegou: Jean (LE, Tubarão-SC)
Negociações em andamento: Ricardinho (V, Guarani)
Próximos jogos: 18/7 (qua), 19h30 - Ceará - Série A - Estádio Castelão
22/7 (dom), 16h - Fluminense - Série A - Ilha do Retiro

VASCO
Além de buscar reforços, o Vasco passou a intertemporada tentando enxugar o elenco. Após a reapresentação no dia 25 de junho, apenas o lateral-direito Lenon foi apresentado como reforço. O zagueiro Erazo e o volante Wellington, criticados pela torcida, podem sair. Recém-chegado, o técnico Jorginho mudou o esquema tático para um 4-4-2: o primeiro teste foi positivo, com vitórias em jogos-treinos sobre Madureira (2 a 0) e Portugesa-RJ (1 a 0).

Quem saiu: Bruno Paulista (V, Sporting-POR) e Paulinho (A, Bayer Leverkusen)
Quem chegou: Lenon (LD, Guarani)
Negociações em andamento: Oswaldo Henríquez (Z, Sport – chegando); Erazo (Z,Barcelona-EQU - saindo) e Wellington (Atlético-PR - saindo). Andrés Rios (A) negocia renovação de contrato.
Próximos jogos: 16/07 (seg), 20h – Bahia – Copa do Brasil – São Januário
19/07 (qui), 20h – Fluminense – Campeonato Brasileiro – São Januário

VITÓRIA
O elenco rubro-negro contou com 12 dias de folga antes de se reapresentar para a intertemporada. O retorno aos treinos ocorreu no dia 25, e o período sem jogos foi bastante comemorado na Toca do Leão, uma vez que o Vitória atuou em média uma vez a cada três dias no primeiro semestre. A dificuldade em encontrar adversários impossibilitou a marcação de amistosos.

Quem saiu: Uillian Correia (V, Coritiba), Jonatas Belusso (A, Coritiba), José Welison (V, Atlético-MG) e Denilson (A, Atlético-MG).
Quem chegou: Ruan Renato (Z, Áustria Viena - AUS), Erick (A, Braga - POR), Marcelo Meli (V, Racing - ARG), Marcelo Benítez (LE, Belgrano - ARG) e Bruno Gomes (A, Estoril - POR)
Próximos jogos: 18/07 (qua), 21h – Paraná – Campeonato Brasileiro - Barradão
22/07 (dom), 16h – Bahia – Campeonato Brasileiro – Fonte Nova

Fonte: GLOBO ESPORTE