Chapecó | 01.10.2019 | 09h02 Saúde

Chapecó: Saúde estende horários para atender mulher no Outubro Rosa

Com o objetivo de reforçar os cuidados com a saúde da mulher, o município de Chapecó por meio da Secretaria de Saúde desenvolverá diversas ações voltadas às celebrações do “Outubro Rosa” 2019. Durante todo o mês outubro serão promovidas ações para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em todas as unidades de saúde do município. As atividades realizadas neste período têm como objetivo esclarecer não só às mulheres, mas para toda a população, sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame e a mamografia. Haverá atendimento no horário noturno, coleta de preventivo, realização de testes rápidos, agendamento de exames e atendimento odontológico. Também será possível realizar durante esses dias, atualização de cadastro.

Com a finalidade de facilitar o acesso do público feminino aos exames preventivos e aumentar a cobertura haverá horários diferenciados de atendimento. Entre os dias 07 e 11 de outubro, os Centros de Saúde da Família dos bairros estarão atendendo também no período noturno, das 18 as 21 horas. Nessas datas, haverá oferta de testes rápidos para HIV, sífilis, Hepatite B e C, além de coleta de preventivo, solicitação de mamografia quando necessário e orientações, bem como atualização cadastral. As mulheres podem procurar a unidade sem agendamento prévio. Para tanto, é essencial que a usuária leve seus documentos pessoais, comprovante de residência e Cartão Nacional do SUS, pois haverá conferência de cadastro e atualização se necessário. Além disso, para coleta de preventivo, a mulher não pode estar menstruada, não pode ter tido relação sexual nas últimas 48 horas, assim como não estar em uso de pomada ou creme vaginal.

Os Centros de Saúde da Família do interior, também terão horário diferenciados entre 07 e 11 de outubro. No Alto da Serra haverá atendimento na manhã do sábado, dia 19 de outubro; a unidade de Marechal Bormann atenderá o dia todo no sábado, dia 26 de outubro; a unidade do Goio-en atenderá na terça-feira, dia 22, no período vespertino; a unidade da Linha Cachoeira atenderá na terça-feira (22) no período da manhã; já a unidade de Sede Figueira terá atendimento na quarta-feira, dia 09 de outubro das 18 as 21 horas e no sábado (26) o dia todo.

Outro serviço que também estará atendendo à noite, será a Clínica da Mulher, das 18 às 22 horas. O objetivo é facilitar o acesso e aumentar os números de atendimentos. Os médicos estarão atendendo as mulheres para coleta do preventivo de câncer ginecológico e exame de mamas.

O que é o “Outubro Rosa”?

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle de câncer de mama, iniciado na década de 1990. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Em função do momento voltado à saúde da mulher, geralmente são abordados vários assuntos de saúde sexual e reprodutiva, inclusive importância da coleta do exame citopatológico de colo de útero, o preventivo.

O câncer de mama não possui uma causa única, mas é uma junção de diversos fatores: idade, fatores endócrinos, história reprodutiva, fatores comportamentais, ambientais e genéticos. Mulheres a partir dos 50 anos de idade possuem maior risco de desenvolver a doença, assim como as que possuem história de menarca precoce, menopausa tardia, primeira gravidez após os 30 anos, tabagistas, nuliparidade e as que fazem uso de contraceptivos orais. Em Chapecó, o câncer de mama é a neoplasia que mais causa óbitos em mulheres. Para rastreamento adequado e orientações, procure sua equipe de saúde. Os médicos clínicos, enfermeiros e ginecologistas são profissionais capazes de esclarecer suas dúvidas e esclarecer as melhores condutas para cada situação.

No que se refere ao câncer de colo de útero, os fatores de risco incluem o tabagismo, a infecção pelo HPV, imunossupressão, alimentação, obesidade e história familiar. Alguns tipos de HPV são responsáveis por mais de 70% de todos os casos de câncer de colo de útero. As lesões precursoras de câncer de colo de útero podem ser diagnosticadas precocemente e, se adequadamente tratadas, possuem grandes chances de cura. A orientação é que as mulheres realizem o preventivo com frequência anual a partir do início da vida sexual, exceto em casos de alterações, quando a mulher deve realizar preventivo com maior frequência. Estima-se que em Chapecó, até 2/3 das mulheres não esteja com o preventivo atualizado.

Em 2018, cerca de 12.662 procuraram as unidades básicas de saúde para realizar a coleta de citopatológico. No mês de outubro de 2018, foram realizados 2.278 coletas de preventivos em mulheres de Chapecó. Percebe-se que, embora algumas mulheres realizem o exame em meio privado ou na Rede Feminina, há um grande número que não procura nenhum dos serviços e está colocando sua saúde em risco. Anualmente são realizadas atividades alusivas ao Outubro Rosa nos Centros de Saúde da Família de Chapecó, bem como em outros espaços.

Atualização Cadastral

As equipes de saúde estão continuamente buscando manter o cadastro dos usuários do sistema de saúde atualizado. No entanto, ainda há dificuldades em localizar alguns pacientes para informações, entrega de encaminhamentos de exames e atendimentos, aviso de cirurgias, transferência de consultas, entre outras situações. Isso acontece também em função de alterações de endereço e de números de telefone. Assim, estão sendo organizados vários momentos para facilitar a atualização cadastral dos usuários nos Centros de Saúde da Família.

Durante a campanha do Outubro Rosa, a população poderá procurar o serviço, levando documentos pessoais, Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência para atualizar o cadastro no sistema municipal e nacional de saúde. Ainda, durante as campanhas de vacinação que ocorrerão em outubro e novembro, as unidades estarão abertas em dois sábados (19/10 e 30/11), sendo também uma possibilidade de atualização de cadastro.

O Sistema Único de Saúde é de todos e manter o cadastro atualizado é importante para que as equipes consigam entrar em irão contato sempre que necessário, evitando prejuízos para os usuários e para o sistema como um todo.

Fonte: PREFEITURA DE CHAPECÓ