Chapecó | 10.11.2019 | 16h37 Educação

Caiu no Enem: app de namoro, dopping, rim biônico e receita para dessalgar feijão

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 cobrou questões inspiradas em assuntos contemporâneos e conhecimentos envolvendo problemas do cotidiano, como um app de namoro no estilo do Tinder, receitas para dessalgar o feijão e tirar o cheiro de alho da mão e as funções de um rim biônico.

O Enem começou às 13h30 de Brasília e o segundo dia de provas tem cinco horas de duração. São 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

A prova de ciências da natureza trouxe diversas questões envolvendo o dia a dia na cozinha, principalmente sobre as utilidades de ingredientes bem popoulares, como a utilidade do café como adubo para plantas, as diferenças no nível de acidez das polpas de frutas comerciais e as razões pelas quais alguém coloca batatas na panela de feijão, quando ele está muito salgado.

Em matemática, uma questão foi inspirada em um aplicativo de relacionamento no estilo do Tinder, que dava possibilidades de match com três outros perfis ao mesmo tempo segundo a distancia de cada um. Cada usuario estabelecia distância e um gráfico com a localizando cada perfil. A questão, que pedia conhecimentos de probabilidade, pedia para o candidato calcular o ponto no gráfico em que seria possível fazer 'match' ao mesmo tempo com todos os usuários.

Veja outros itens que caíram no segundo dia do Enem 2019:
* Cálculo de câmbio de moedas para verificar o destino de viagem mais econômico
* Queda de partes de um foguete soviético acima da cidade do Rio de Janeiro em 1978
* Dopping com a substância eritropoetina (EPO), proibida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Fonte: G1