São Miguel do Oeste | 07.06.2018 | 17h25 Bombeiros

Bombeiro do Oeste auxilia no salvamento de criança que se afogava no RS



Passavam apenas alguns minutos do meio-dia do domingo (3) quando o telefone 193 tocou. Do outro lado da linha, uma mãe aflita com seu filho desacordado vítima de afogamento. Ao atender, de imediato tentou-se verificar a cidade da ocorrência para poder encaminhar uma ambulância de imediato ao local.

A cidade era Caiçara, no Rio Grande do Sul, e enquanto colegas tentavam verificar qual o município gaúcho que possuía quartel mais próximo para poder atender, o soldado Mateus Trevisan iniciou as orientações para que os próprios familiares pudessem executar as manobras para recuperação.

Durante quase 10 minutos Trevisan permaneceu em contato com a mãe da criança, repassando a ela as orientações que ela então repassava a outro familiar, que executava as manobras.

Quando se conseguiu contato com o Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen, os bombeiros de São Miguel do Oeste passaram o telefone da mãe para que eles pudessem colher mais informações sobre o local exato da ocorrência e otimizar o deslocamento.

Depois de quase 10 minutos desacordada, a criança de aproximadamente 5 anos finalmente voltou a respirar, trazendo alívio para a família e um sentimento de dever cumprido a toda a equipe do 12º Batalhão de Bombeiros Militar de São Miguel do Oeste.

A família, que é de Parobé-RS, estava em visita aos seus familiares no interior de Caiçara-RS, próximo a Frederico Westphalen-RS, na divisa com Santa Catarina.

Fonte: WH3