Chapecó | 05.10.2018 | 11h08 Política

ATENÇÃO: Mensagem dizendo que quem votar em apenas um candidato terá o voto anulado é Fake News

As Fake News tomaram conta das Eleições 2018. Todos os dias, novas mensagens inverídicas surgem no intuito de prejudicar a Democracia e tentar enganar eleitores mais leigos em determinados assuntos.

A nova mensagem que está circulando diz que caso o eleitor vote apenas para Presidente, deixando os demais votos em branco, o voto será anulado, só computando o mesmo quando a votação é completa. É mentira!

Se você receber através de mensagem a seguinte publicação: “Só um aviso aqui, galera. Ontem passei pelo treinamento para os trabalhos para a justiça eleitoral no próximo dia 7. Lembrem-se de votar em todos os candidatos. Se votar só em Presidente, e votar em branco nos outros, o voto é tido como voto parcial. Logo, seu voto é anulado. Só computa voto válido quando o voto é completo. Questionei isso lá, dizendo que a sociedade não tinha ciência de que voto parcial não é computado como voto válido. Questionei indignado, mas a instrutora foi bem clara em dizer que não era computado. Logo, vamos ficar esperto. repassem a todos”, desconsidere pois se trata de mais uma Fake News.

O Tribunal Regional Superior Eleitoral esclarece que:

Se o eleitor confirmar pelo menos um voto, deixando de concluir a votação para os demais cargos, este voto será aceito e serão considerados nulos os votos não confirmados.

O Voto branco ou nulo:

- A Justiça Eleitoral lembra que votos brancos e nulos são descartados, não sendo contabilizados na hora da apuração do voto.

- Para votar nulo é preciso digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo 00000, e, em seguida, apertar a tecla VERDE para confirmar.

- Para votar em branco é preciso apertar a tecla branca, onde pode se ler a palavra BRANCO e, em seguida, a tecla VERDE para confirmar.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina