Chapecó | 26.03.2019 | 09h29 Patrocinado

Ascensão do poker no Brasil e no mundo cria novos ídolos no esporte

O mundo vem mudando nos últimos anos e no esporte não é diferente. A consolidação de algumas modalidades fez com que abrisse um mercado emergente e, consequentemente, aparecessem novos ídolos. É o caso do poker, esporte da mente que há cerca de uma década não para de crescer no território brasileiro e já abrange todos os continentes.

Não é difícil perceber a febre do poker no Brasil e no mundo. Impulsionado pela tecnologia, são disputados milhares de torneios online todos os dias e os eventos ao vivo estão chegando a marcas cada vez mais impressionantes.

Os números são espetaculares. De acordo com a Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH), no país há mais de oito milhões de praticantes e estima-se que o número de profissionais nesse esporte cresce a cada ano. No cenário mundial, países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Rússia e vários outros também estão consolidados no poker e com muito espaço para crescer nas cartas.

No Brasil, o BSOP Millions, etapa que encerra o Campeonato Brasileiro de Poker, é o grande estandarte da popularidade dessa modalidade no país. Nos últimos dois anos, mais de 2.800 competidores compareceram no evento principal e puxaram ainda mais as expectativas para os anos seguintes. O Campeonato Brasileiro de Poker, aliás, é um dos mais importantes do mundo e é uma referência entre os competidores latinos. É nesse circuito que são revelados os profissionais mais impactantes do Brasil no esporte.

André Akkari, por exemplo, é um símbolo disso. Ele já brilhou em várias etapas diferentes do Campeonato Brasileiro de Poker e conquistou grandes etapas no mundo todo. Akkari está entre os quatro brasileiros que já venceram o World Series of Poker (WSOP) — maior circuito do mundo nesse esporte.

Além de Akkari, o Brasil tem outras referências que são ídolos para os praticantes profissionais e amadores. Um deles é João Simão. O belohorizontino já chegou a ser o número um do mundo na modalidade online algumas vezes e também conquistou muitos torneios em eventos ao vivo.

Simão é considerado um dos competidores mais completos do mundo e que se destaca em diferentes modalidades das cartas.

Outro brasileiro que é um verdadeiro ídolo do poker é Caio Hey. De Rondônia, o competidor tem grande reputação nas mesas dos maiores torneios do Brasil. No ano passado, Hey ficou em segundo no ranking geral do Campeonato Brasileiro de Poker e cresceu ainda mais a sua popularidade nas cartas.

Hey também tem muita experiência fora do país. Ele já disputou torneios em lugares como Espanha, Argentina, Bahamas, Estados Unidos, Uruguai e outros. No cenário do poker nacional há quase uma década, ele já está estabelecido entre os melhores há tempos.

Por se tratar de um esporte individual, algumas novas caras estão dominando a modalidade. No Brasil, Saulo Sabioni vive uma ascensão incrível desde 2017 e no ano passado conquistou o ranking geral passado conquistou o ranking geral do Campeonato Brasileiro de Poker. Além dele, Leocir Carneiro e Roberly Felicio são alguns dos competidores que apareceram recentemente com grandes conquistas.

No aspecto mundial, não faltam exemplos de competidores que estão surgindo para renovar o cenário dos ídolos no poker. Um dos de maior destaque é Ramon Colillas, espanhol que recentemente venceu o PokerStars Players Championship (PSPC) nas Bahamas.

A história de Colillas ficou famosa há pouco tempo e entrou nos noticiários esportivos do mundo todo. Na ocasião, quando o espanhol venceu o PSPC, ele teve que superar mais de mil competidores para se sagrar campeão de um dos torneios mais relevantes do planeta.

Além de Colillas, outros jovens competidores como o alemão Stefan Schillhabel e o português Filipe Oliveira chegam pra valer e são grandes atletas para ficar de olho em 2019.

O poker vive um momento de ouro. Seja com os consolidados atletas da mente que já cravaram seus respectivos nomes na história das cartas ou com os novos competidores de qualidade que estão surgindo, o poker está muito bem servido de profissionais dedicados e talentosos que ajudam a aumentar a popularidade desse esporte de altíssimo potencial.

Photo by Carlos Monti @ Rational Intellectual Holdings Ltd.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO