Chapecó | 12.03.2019 | 18h57 Justiça

Aplicativo do TJ identifica casos de violência doméstica e orienta para procedimentos

Identificar casos de violência doméstica não é tão simples para as mulheres e crianças que vivem em uma relação abusiva. Na Semana da Justiça pela Paz em Casa, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) disponibiliza um aplicativo que auxilia as mulheres a perceber se estão em um relacionamento abusivo por meio de um questionário.

Além disso, a ferramenta digital apresenta os contatos da rede de apoio e oferece orientações sobre todos os tipos de violência. O aplicativo Concilia APP, disponível na plataforma Android, pode ser baixado no site (www.conciliaapp.com.br). A iniciativa de desenvolver o dispositivo foi da juíza Lilian Telles de Sá Vieira e dos servidores do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica e Familiar da comarca de São José.

A intenção é facilitar a identificação por parte das vítimas das diferentes formas de violência doméstica previstas na Lei Maria da Penha. O dispositivo também oferece vídeos explicativos e áudios que podem salvar vidas.

"O aplicativo surgiu da necessidade de melhorarmos a nossa comunicação com a sociedade também na área da violência doméstica. Com a ferramenta, a usuária pode consultar o processo, realizar o teste da violência, acessar a rede de serviços da comarca e ter mais informações com os vídeos e áudios explicativos. O dispositivo faz a ponte com os conteúdos institucionais e multidisciplinares, sendo um instrumento para prevenir, conscientizar e buscar oportunidades de melhoria", afirma a magistrada.

A ferramenta digital vai além da ótica da punição ao disponibilizar educação e informação. O aplicativo também tem o objetivo de restaurar as famílias por meio da conciliação. Em função disso, grupos de apoio para homens violentos também estão à disposição, assim como atendimento individualizado com profissionais da área da saúde.

Confira uma parte do questionário disponível no aplicativo:

Se você responder "SIM" a três ou mais questões, você pode estar vivendo uma relação abusiva.

Você depende do seu companheiro financeiramente?
Sim / Não

Ele controla os seus gastos?
Sim / Não

Ele controla quando você pode usar o carro?
Sim / Não

Ele não gosta de suas/seus amigas/os?
Sim / Não

Você acabou se afastando dos seus amigos por causa dele?
Sim / Não

Você se afastou da sua família por causa dele?
Sim / Não

Ele se refere a você como se fosse seu dono?
Sim / Não

Fotos: Divulgação/Concilia App

Fonte: Concilia App