Chapecó | 09.10.2020 | 22h22 Saúde

Além do cansaço, entenda o que acontece com o corpo quando você dorme mal

Sabe aquele hábito de levar o celular para a cama e responder mensagens até tarde da noite, ou até navegar pelas redes sociais ou assistir série até de madrugada? Atitudes como essas são muito comuns, porém, apesar de parecerem inofensivas, as horas de sono “roubadas” por essas distrações podem custar muito caro para o seu organismo.

Além do cansaço, dormir mal pode afetar sua produtividade no trabalho, piorar o humor e até atrapalhar aqueles que estejam tentando perder peso. Confira alguns dos malefícios causados pelo sono insuficiente:

Enfraquecimento do sistema imunológico: O sono é crucial para a recuperação do seu organismo, já que, quando estamos na cama, liberamos hormônios que queimam gorduras e estimulam o sistema imunológico. Dessa forma, quanto menos tempo passamos em estados de sono, mais trabalho e menos tempo seu corpo tem para combater doenças.

Perda de concentração: Quando dormimos mal, até mesmo atividades mais simples pode se transformar em grandes desafios. Afinal de contas, dormir por poucas horas faz com que o cérebro fique cansado.

Metabolismo lento: Além de equilibrar o sono, a melatonina é um hormônio que regula a ação da insulina e controla todos os pontos do balanço energético do corpo humano. Assim, esse hormônio tem a capacidade de regular o fluxo alimentar, ingestão de nutrientes e o gasto de energia – o que nos ajuda a perder peso e até mantê-lo da forma desejada conforme envelhecemos.

Aumento do risco de doenças: Sem o descanso ideal, o corpo libera uma menos quantidade de interleucinas, substâncias que agem contra vírus e bactérias. Além disso, ainda aumenta o risco de doenças como a depressão, derrame e até problemas cardíacos.

Aumento de olheiras e linhas de expressão: Quanto menores forem as horas de sono, maiores serão os resultados na sua pele. Tanto as olheiras, que podem surgir devido a alta concentração de melanina ou em decorrência do congestionamento dos vasos capilares da região em torno dos olhos, quanto as linhas de expressão, que dependem da circulação dos vasos sanguíneos, podem ter aparências melhores ou piores dependendo do tempo que você dorme.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP

Fonte: MSN Notícias