Araranguá | 13.05.2019 | 21h01 Trânsito

Ação educativa orienta caminhoneiros sobre normas de pesagem em Araranguá

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou, nesta quinta-feira (9), em Araranguá, uma ação educativa voltada para condutores de veículos de carga e passageiros que trafegam pela região. O objetivo é apresentar e testar um novo Sistema de Pesagem em Movimento implantado no quilômetro 419 da BR-101/SC.

No novo sistema, testado como projeto-piloto de um Posto Integrado Automatizado de Fiscalização (PIAF), sensores instalados na pista principal da rodovia podem identificar, automaticamente, o peso dos veículos de carga e passageiros, sem a necessidade de redução da velocidade.

Os veículos que não apresentam indícios de excesso de peso poderão continuar a viagem sem a necessidade de entrar no posto de pesagem. Os demais são direcionados ao local e recebem orientações dos agentes da autarquia. A indicação para adentrar no posto é apontada por um painel eletrônico de orientação, instalado a 400 metros da área.

Os testes oficiais do projeto-piloto e a ação educativa serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e incluem a distribuição de panfletos instrutivos. O local escolhido para desenvolver e testar o novo modelo foi o antigo Posto de Pesagem de Veículos (PPV) de Araranguá.

Foto: DNIT/ Divulgação

Fonte: DNIT