Chapecó | 12.12.2017 | 16h21 Meio Ambiente

5 razões para você montar um e-commerce para sua empresa

Seus concorrentes já possuem lojas virtuais interessantes, enquanto sua empresa ainda não conseguiu montar um e-commerce? No post de hoje, você verá 5 motivos para que sua marca pare de perder tempo.


Somente em 2016, quase 20 bilhões de reais foram movimentados em compras na internet, apresentando crescimento de quase 5% se comprado ao ano anterior. Em 2017, a expectativa é de 12%. Isso já não seria uma razão suficiente?


Ao fim deste artigo, você terá conhecimento suficiente para apresentar à diretoria fatos, dados e pesquisas que comprovam a eficácia do e-commerce nos dias atuais.


Pronto para fazer sua empresa subir de nível? Continue conosco!


1. Ter um canal de vendas 24 horas por dia


Você já pensou em poder vender 24 horas por dia? Os e-commerces permitem que os processos de vendas da sua empresa não se encerrem com o expediente. Do ponto de vista produtivo, isso é interessante para seu negócio, uma vez que você terá lucros mesmo em finais de semana e feriados, sem a necessidade de funcionários à disposição de seus clientes.


Com o sucesso da loja, você pode conseguir, ainda, que os próprios clientes façam propaganda gratuita dos seus itens, divulgando para seus amigos e parentes as ofertas da sua marca. Para isso, tudo que você precisa é realizar um bom trabalho de atração, venda, suporte e encantamento desses internautas.


2. Aumentar a comodidade dos clientes


Outra razão para você montar um e-commerce está em promover maior comodidade para os seus clientes. Em vez de fixar datas e horários em que eles podem realizar as compras, você permite que os consumidores comprem sempre que quiserem.


Isso permite que os clientes pesquisem com mais detalhes para tomar suas decisões. Um levantamento mostra que 81% dos usuários fazem pesquisas nos buscadores antes de fechar uma compra. Sendo assim, as empresas precisam colaborar com seus clientes, fornecendo as principais informações para que eles decidam em qual loja comprarão.


Uma das melhorares formas de fazer isso é criando um e-commerce, com descrições detalhadas dos produtos disponíveis.


Dessa forma, seu cliente tem maiores condições de tomar decisões inteligentes e conscientes. Além de aumentar as vendas, isso faz com que sua loja necessite de menos suporte técnico e devoluções, uma vez que o usuário tem total ciência do que está comprando.


Sendo assim, sites que não contenham informações completas ou empresas que não tenham plataformas robustas de vendas, perdem clientes, já que eles preferem as lojas que possam explicitar os dados desejados.


3. Ampliar o alcance da empresa


As lojas virtuais fazem com que o alcance da empresa seja maior, uma vez você atrai, também, o perfil de pessoas que fazem compras pela internet e não querem esperar para efetuar o negócio presencialmente.


Essas pessoas, normalmente, preferem fazer suas compras à distância, independentemente se sua empresa está ou não disponível para isso. Sendo assim, sua empresa pode conseguir atrair mais interessados e aumentar o número de clientes.


Com a criação de estratégias de remarketing, sua empresa ainda alcança usuários que já tenham feito algumas ações na página, como:



  • visitar;

  • colocar produtos no carrinho, mas não fechar a compra;

  • fechar a compra de determinados produtos.


Dessa forma, seu sistema poderá anunciar para que esses clientes voltem à loja para fechar a compra ou adquiram algum produto que complemente os que já foram comprados. As empresas que utilizam essa estratégia possuem 10 vezes mais visitantes e 3 vezes mais clientes.


4. Melhorar os resultados on-line


Empresas que não fazem negócios online tendem a ter poucos resultados nos meios digitais, já que os interessados necessitariam tomar decisões por telefone ou presencialmente.


Os resultados também são consequência de diversas técnicas utilizadas para que o site seja mais conhecido e aumente o número de vendas. Como é o caso do SEO (Search Engine Optimization), que visa otimizar suas páginas para os motores de busca, como o Google. 


Empresas que utilizam essa estratégia afirmam atrair 13 vezes mais usuários e até 6 vezes mais clientes para seu negócio. As mesmas marcas afirmam conseguir até 5 vezes mais clientes produzindo conteúdos interessantes, úteis e relevantes ao usuário do e-commerce.


Esses estudos mostram que é possível que seu e-commerce atraia mais clientes e melhore seus resultados on-line. Porém, a cada dia, é mais complicado e demorado obter lucro, uma vez que os usuários estão fazendo compras e se fidelizando a determinadas empresas. Isso, entretanto, não deve desanimá-lo! Se o melhor momento para criar seu e-commerce já passou, agora é o momento da segunda chance.


Por isso, mostre à diretoria todas as pesquisas que você viu e eles estarão mais inclinados a ver que criar uma loja virtual ainda é um negócio interessante para sua marca. 


5. Integrar a empresa


Por fim, uma razão importante para você criar um e-commerce está na integração de sua empresa. Em vez de suas ações on-line serem apenas um apêndice das tarefas dos funcionários, elas passam a receber a devida atenção para que a empresa pense em conjunto para atingir tanto o público on-line quanto o off-line.


Isso leva sua marca a pensar em estratégias como o omnichannel (todos os canais). Com ela, a empresa faz com que a experiência do usuário seja única, independentemente do local que ele compre ou necessite de suporte.


Dessa maneira, uma pessoa que comprou on-line pode trocar ou devolver na loja sem nenhum problema. Da mesma maneira, alguém que começou a ser atendido por um funcionário na loja física, pode continuar o atendimento na internet.


Sendo assim, é importante que você já crie sua loja pensando em integrar sistemas, informações e, principalmente, a forma com que o usuário vê a empresa. Dessa maneira, ele pode escolher a qualquer momento a maneira de ser atendido. Atualmente, isso só faz sentido se você tiver plataformas digitais para vender seus produtos e expandir as experiências dos usuários.


Depois dessas 5 dicas, você se convenceu dos benefícios de criar uma loja virtual para sua empresa? Cada uma das vantagens faz com que seu negócio cresça e possa competir com mais igualdade com seus concorrentes.


Para isso, é necessário planejamento e investimento. Então, mostre o mais rápido possível aos seus superiores e comece a montar um e-commerce para seu negócio.


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Fonte: TWOWEB